Lista de Siglas e Abreviaturas
ACT
Acordo de Cooperação Técnica
Asscom
Assessoria de Comunicação Integrada
Audi
BI
Business Intelligence
BSC
Balanced Scorecard
Ceaf
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funciona
l
CETI
Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação
CGE
Conselho de Gestão Estratégica
CNMP
Conselho Nacional do Ministério Público
C
opli
Coordenadoria de Planejamento Institucional
CPE
Comissão de Planejamento Estratégico
CPGE/CNMP
Comitê de
Políticas de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do
Ministério Público
DEI
D
iversidade, equidade e inclusão
D
ior
Diretoria de Orçamento
DPIN
Diretoria de Planos, Projetos e Programas Institucionais
EPMP
Escritório de Projetos do Ministério Públi
co de Estado de Minas Gerais
ESG
Environmental, Social and Governance
-
G
overnança ambiental, social
e corporativa
FPGE
Fórum Permanente de Gestão
FPRS
Fórum Permanente de Resultados para a Sociedade
IA
Inteligência Artificial
MP
Ministério Públic
o
MPMG
Ministério Público de Estado de Minas Gerais
MPMS
Ministério Público de Estado de Mato Grosso do Sul
MPSC
Ministério Público de Estado de Santa Catarina
ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
OKR
Objectives and Key Results
;
Obje
tivos e Resultados
-
chave
ONU
Organizações das Nações Unidas
PEAD
Programa de Eficiência Administrativa do MPMG
PE
-
MPMG
Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado de Minas
Gerais
PEN/MP
Plano Estratégico Nacional do Ministério Público
PEN
-
MP
Plano Estratégico Nacional do Ministério
Público
PGA
Plano Geral de Atuação
PGA Adm
Plano Geral de Atuação
-
Área Administrativa
PGA
Administrativo
Plano Geral de Atuação
-
Área Administrativa
PGA Fim
Plano Geral de Atuação
Área Fim
PG
A
Finalístico
Plano Geral de Atuação
Área Fim
PGJ
Procuradoria
-
Geral de Justiça; Procurador
-
geral de justiça
PGJAA
Procuradoria
-
Geral de Justiça Adjunto Administrativa; Procurador
-
geral de justiça adjunto administrativo
PGJAI
Procuradoria
-
Geral
de Justiça Adjunto Institucional; Procurador
-
geral
de justiça adjunto institucional
PGJAJ
Procuradoria
-
Geral de Justiça Adjunto Jurídica; Procurador
-
geral de
Justiça adjunto jurídico
PMBOK
Project Management Body of Knowledge
SEA
Superintendência de
E
ngenharia e Arquitetura
SFA
Superintendência de Formação e Aperfeiçoamento
SGA
Superintendência de Gestão Administrativa
S
GP
Superintendência de
Gestão de Pessoas
SPC
Superintendência de Planejamento e Coordenação
STI
Superintendência de Tecnologia
da Informação
TCT
Termo de cooperação técnica
TI
Tecnologia da Informação
SUMÁRIO
MAPA ESTRATÉGICO ...................................................................................................................................... 6
MISSÃO, VALORES E VISÃO ........................................................................................................................... 7
INTRODUÇÃO ................................................................................................................................................ 8
1. METODOLOGIA ........................................................................................................................................ 10
2. BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA OKR NO MPMG ............................................................................ 11
2.1 PROGRAMA OKRESULTADOS .......................................................................................................................... 12
3. ELABORAÇÃO DOS OKRS ......................................................................................................................... 15
4. GESTÃO DOS OKRS .................................................................................................................................. 17
5. OKRS PRIORIZADOS PARA O 1º TRIMESTRE DE 2024 ............................................................................... 18
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA ........................................................................................... 18
ASSESSORIA JURÍDICO-ADMINISTRATIVA ................................................................................................. 18
AUDITORIA INTERNA ................................................................................................................................ 19
CENTRO DE ESTUDO E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL ......................................................................... 19
COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL .......................................................................... 20
ESCRITÓRIO DE INTEGRIDADE .................................................................................................................. 21
SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA .......................................................................... 21
SUPERINTENDÊNCIA DE FINANÇAS ........................................................................................................... 22
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA ................................................................................. 23
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS .......................................................................................... 24
SUPERINTENDÊNCIA DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS ....................................................................................... 25
SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ......................................................................... 28
6
M
APA
E
STRATÉGICO
7
M
ISSÃO
,
V
ALORES E
V
ISÃO
I
NTRODUÇÃO
O Plano Geral de Atuação (PGA) é o documento destinado a nortear as ações desenvolvidas
pelos órgãos da Instituição em prol da concretização das metas e objetivos definidos como
estratégicos em suas diversas áreas de atuação, a fim de alcançar os resultados demandados
pela sociedade
1
.
No âmbito do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Plano Geral de Atuação
Área Administrativa (PGA Administrativo) surgiu pela primeira vez como elemento do
modelo de gestão na Resolução PGJ 70, de 13 de setembro de 2012. Enquanto instrumento
de planejamento institucional, o PGA Administrativo tem caráter perene, sendo revisado
anualmente em atividade coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Institucional
(Copli).
Em suas diversas versões, o PGA Administrativo incorporou a metodologia BSC (Balanced
Scorecard) de gestão estratégica e optou por dar-lhe concretude por meio de projetos,
prioritariamente, “Projetos de Eficácia - Resultados para a Sociedade” e “Projetos
Estruturantes”, assim considerados, respectivamente, os “projetos com finalidade principal
de prover meios e melhorias aos órgãos de administração e aos órgãos auxiliares do Ministério
Público do Estado de Minas de Gerais, com foco no incremento da eficácia da atuação
institucional nos Resultados para a Sociedade, fixados no Mapa Estratégico”
2
e os projetos
que visavam “à estruturação da área-meio da Instituição, com foco no incremento e na
melhoria do relacionamento interinstitucional e com a sociedade, dos processos internos, dos
1
ART. 19 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 34, DE 12 DE SETEMBRO DE 1994.
2
ART. 9º, PARÁGRAFO IV DA RESOLUÇÃO PGJ Nº 70, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012
recursos, do aprendizado e do crescimento, observados os macro objetivos definidos no Mapa
Estratégico”.
3
Desde a implementação do PGA Administrativo, em 2012, ficou evidenciado o empenho das
áreas de planejamento e de negócios em fazer com que projetos fossem concebidos e levados
a cabo, com vistas à realização da estratégia, o que resultou em significativos aprendizados
acerca do relacionamento institucional com a mudança e da maturidade de gestão das áreas
administrativas da Casa.
A experiência advinda da elaboração e execução dos PGAs Administrativos, bem como a
conclusão do processo de revisão do Planejamento Estratégico ocorrido em 2022,
possibilitaram novos avanços e adequações no processo de construção do plano para o ano
2024. Nessa edição, o PGA Administrativo manteve ciclo de duração anual, coincidente com o
ciclo de planejamento e execução orçamentária, e trouxe como inovação a adoção da
metodologia de gestão de OKRs (Objectives and Key Results), em apoio ao desempenho da
estratégia.
Na prática, significa afirmar que o PGA Administrativo 2024 foi atualizado e se modernizou!
Ao combinar o uso do BSC para definir e comunicar a estratégia e o uso da metodologia de
OKR, com foco na conversão de objetivos estratégicos de nível institucional em resultados
operacionais concretos e mensuráveis, o PGA Administrativo 2024 ganha maior grau de
agilidade na transformação da estratégia institucional em resultados.
3
ART. 9º, PARÁGRAFO V DA RESOLUÇÃO PGJ Nº 70, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012
1. Metodologia
Diferentemente de suas edições anteriores, que priorizavam o modelo de trabalho por
projetos, a versão do PGA Administrativo ora apresentada foi construída seguindo a
metodologia OKR, sigla em inglês para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-
chave).
OKR é uma ferramenta que mescla gestão por metas e gestão ágil e sustenta a conversão de
objetivos estratégicos institucionais em resultados operacionais mensuráveis. Por meio dela,
é possível medir o progresso dos objetivos tendo como referência os resultados atingidos em
curtos intervalos de tempo.
OKRs são compostos por dois elementos: Objectives (Objetivos) e Key Results (Resultados-
chave). Enquanto os objetivos descrevem, de forma qualitativa (não numérica) e inspiradora
(motivadora), aquilo que se deseja atingir, os resultados-chave quantificam e se prestam a
informar a evolução do progresso rumo ao objetivo delineado.
De modo simplificado, a estrutura de um OKR pode ser explicada pela rmula estabelecida
por Doerr
4
:
Eu vou (Objetivo) medido por (esse conjunto de Resultados-chave).
4
JOHN DOERR, AUTOR DO LIVRO “AVALIE O QUE IMPORTA PUBLICADO NO BRASIL PELA ALTA BOOKS EDITORA.
Perguntas
-
chave:
O que queremos atingir?
Para onde queremos ir?
Perguntas
-
chave:
Como eu sei que estou chegando lá?
Como iremos alcançar isso?
Como podemos mensurar?
2. Breve histórico da metodologia OKR no MPMG
No ano de 2021, o MPMG teve o primeiro contato com a metodologia de OKR por meio do
Programa Eficiência Administrativa (PEAD), iniciativa desempenhada com vistas a obter maior
desempenho e aproveitamento dos recursos a partir do mapeamento, diagnóstico e
otimização dos processos de trabalho de toda a Instituição. Na ocasião foram definidos Planos
Diretores para Superintendências subordinadas à Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta
Administrativa (PGJAA) e Diretoria-Geral (DG) a partir da definição de objetivos e resultados-
chave.
no ano de 2022, a Copli, por sua Diretoria de Planos, Projetos e Programas Institucionais
(DPIN), manteve contato com o Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Conselho
Nacional do Ministério Público (CPGE/CNMP), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
e o Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS), com o intuito de conhecer melhor a
metodologia de OKR e sua aplicação no serviço público.
O primeiro semestre de 2023 foi marcado pela decisão institucional de adotar a metodologia
OKR como ferramenta de apoio à execução da estratégia institucional, iniciando pela
construção e acompanhamento do PGA Administrativo, o que redundou na capacitação de
lideranças e assessores da área administrativa em gestão por OKRs e na assinatura de Acordo
de Cooperação Técnica (ACT) com o MPMS, para cessão, ao MPMG, do aplicativo Águias do
MP, voltado para o acompanhamento de OKRs.
Escolhida a metodologia de OKRs para a construção do PGA Administrativo, restou estabelecer
os critérios para seu emprego no MPMG, o que foi feito através da criação do programa
OKResultados no segundo semestre de 2023.
Figura 1 -Linha do Tempo Gestão por OKRs no MPMG
2.1 Programa OKResultados
Com o objetivo de tornar mais ágil e transparente o acompanhamento e a execução das
atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico, o programa OKResultados introduz a
metodologia OKR na execução do Plano Geral de Atuação institucional e define o processo a
ser adotado pelo MPMG para a definição, execução e acompanhamento de seus OKRs
estratégicos.
O período de acompanhamento/apuração do PGA permanece anual, tendo início em 01 de
janeiro e se encerrando em 31 de dezembro. Com a introdução dos OKRs, cujos ciclos são
trimestrais, a construção do PGA Administrativo passa a ser modular, isso é, a cada início de
ciclo uma nova parte é adicionada ao documento, que só estará completo no início do 4º ciclo
trimestral dos OKRs. Importante destacar que o ciclo trimestral dos OKRs coincide com o ciclo
de reuniões dos Fóruns Permanentes, instâncias de governança da estratégia institucional. O
primeiro ciclo de OKRs corresponde ao trimestre janeiro-março, e assim sucessivamente.
Estabelecidos os OKRs com seus objetivos e métricas, tem ensejo o seu processo de gestão, o
que acontecerá por intermédio de rápidos encontros semanais denominados “reuniões de
check-in”, com a participação do time responsável pelo objetivo e pelos resultados-chave do
OKR.
O acompanhamento do progresso alcançado pelos OKRs será reportado por atualizações no
aplicativo de gestão, as quais devem ser feitas após cada reunião de check-in.
O último ciclo trimestral dos OKRs corresponderá também ao período de consolidação de
informações sobre a execução do PGA Administrativo e de definição das iniciativas
estratégicas prioritárias por parte da Administração Superior e DG para o PGA referente ao
ano seguinte.
O quadro 1 detalha a cadência das atividades de priorização estratégica, construção e
acompanhamento de OKRs no MPMG:
A
ÇÃO
C
ADÊNCIA
R
ESPONSÁVEIS
D
EFINIÇÃO DE
P
RIORIDADES
ANUAL
A
DMINISTRAÇÃO
S
UPERIOR
DIRETORIA-GERAL
C
OMUNICAÇÃO DE
P
RIORIDADES
ÀS UNIDADES
ANUAL
A
DMINISTRAÇÃO
S
UPERIOR
DIRETORIA-GERAL
COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO
INSTITUCIONAL
R
EUNIÃO DE
C
RIAÇÃO OU
ENCERRAMENTO DE OKR
TRIMESTRAL ÚLTIMO
S DO CICLO
U
NIDADES
(
TIMES
)
APOIO DA DIRETORIA DE PLANOS,
PROJETOS E PROGRAMAS
INSTITUCIONAIS
A
ÇÃO
C
ADÊNCIA
R
ESPONSÁVEIS
R
EUNIÃO DE
ACOMPANHAMENTO DE OKR
SEMANAL
U
NIDADES
(
TIMES
)
APOIO DA DIRETORIA DE PLANOS,
PROJETOS E PROGRAMAS
INSTITUCIONAIS
A
LIMENTAÇÃO DO
S
ISTEMA
SEMANAL
R
ESPONSÁVEIS PELOS
OKR
S
APOIO DA DIRETORIA DE PLANOS,
PROJETOS E PROGRAMAS
INSTITUCIONAIS
P
UBLICIZAÇÃO
DIÁRIA
DIRETORIA DE PLANOS, PROJETOS E
PROGRAMAS INSTITUCIONAIS
Quadro 1 - Cadência das atividades de priorização estratégica, construção e acompanhamento de OKRs no MPMG
A primeira fase do OKResultados teve por objetivo a implementação da metodologia OKR nas
superintendências vinculadas a PGJAA/DG, na Superintendência de Planejamento e
Coordenação (SPC), vinculada à Copli e na Superintendência de Formação e Aperfeiçoamento
(SFA), vinculada ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e sua conclusão
foi marcada pela realização, no dia 15 de dezembro de 2023, de solenidade de lançamento
oficial do Programa OKResultados e de entrega do PGA Administrativo 2024.
3. Elaboração dos OKRs
Seguindo o ciclo metodológico definido pelo programa OKResultados, na primeira fase de
elaboração do PGA Administrativo 2024 foram realizadas reuniões com a DG nas quais, à luz
das diretrizes determinadas pela PGJAA em relação às unidades a ela subordinadas, foram
identificadas, a partir dos objetivos e das iniciativas estratégicas constantes do Plano
Estratégico do MPMG, aquelas eleitas como prioritárias para o ano de 2024 e as unidades
administrativas responsáveis pelo seu desdobramento ou execução. Em relação à SPC e SFA
foram observadas as prioridades definidas pelas coordenações das unidades, as quais também
respondem diretamente à Administração Superior do MPMG.
Finalizada essa etapa, as áreas responsáveis por iniciativas priorizadas foram comunicadas
sobre os contatos que se estabeleceriam para agendamento de reuniões com a DPIN/COPLI
com o objetivo de apresentar a metodologia aprovada e dar início à elaboração do PGA
Administrativo 2024.
Foram realizadas reuniões virtuais nos meses de novembro e dezembro de 2023 com a
participação das equipes das superintendências e diretorias que executarão OKRs. Durante as
reuniões, a DPIN apresentou a metodologia de OKRs e explicou como se daria a sua aplicação
na construção do PGA Adm. 2024.
As unidades administrativas foram, então, instadas a propor OKRs tendo como direcionadores
temáticos as iniciativas estratégicas priorizadas pela PGJAA/DG e/ou pelas respectivas
coordenações e considerando o primeiro ciclo trimestral de gestão por OKRs que
compreendeo período de janeiro/2024 a março/2024. Cabe destacar que, em alguns casos,
uma mesma iniciativa estratégica priorizada deu ensejo a mais de um OKR.
Com o intuito de facilitar os trabalhos, a DPIN disponibilizou, para cada unidade, um modelo
contendo as respectivas iniciativas priorizadas e os campos para preenchimento das
informações referentes aos OKRs.
Foi, também, oportunizado às unidades administrativas a proposição de OKRs tendo por
objetivo a consecução de iniciativas identificadas, mas o priorizadas pela Administração
Superior, mas que refletissem entregas de impacto já em curso ou de realização iminente.
4. Gestão dos OKRs
O progresso de cada um dos OKRs integrantes do PGA Administrativo 2024 será monitorado
em reuniões semanais, conhecidas por reuniões de check-in, pelas equipes executoras e será
registrado em aplicativo próprio, vinculado ao Microsoft Teams, por seus respectivos
responsáveis, conforme previsto no programa OKResultados.
Cabe dizer que a Copli é a unidade de apoio encarregada de prover suporte técnico e
operacional à satisfação das demandas gerenciais da PGJ e de suas unidades subordinadas e,
consequentemente, à aplicação da estratégia fundamentada em OKRs.
A publicização do PGA Administrativo 2024 será feita por meio de painel de B.I construído a
partir das informações lançadas no aplicativo e disponibilizado no Portal da Transparência,
como hoje já ocorre com os PGAs Administrativo e Finalístico.
18
5. OKRs priorizados para o 1º trimestre de 2024
ASSESSORIA DE
COMUNICAÇÃO
INTEGRADA
Iniciativa Estratégica
AMPLIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS CANAIS
DE COMUNICAÇÃO EXISTENTES
OBJETIVO: Ampliar a visibilidade e alcance das
divulgações institucionais que disseminem as
atividades e ações do MPMG visando a
intensificação e efetividade do diálogo com a
sociedade.
ASSESSORIA JURÍDICO-
ADMINISTRATIVA
Iniciativa Estratégica
GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO COM
FOCO NA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
OBJETIVO: Garantir celeridade e eficiência na análise
jurídica dos processos de contratação
fundados na nova lei de licitações (Lei
14.133/2021).
AUDITORIA INTERNA
Iniciativa Estratégica
IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DE RISCOS
OBJETIVO: Fomentar a implementação da gestão de riscos
na Superintendência de Gestão Administrativa
da Procuradoria-Geral de Justiça.
CENTRO DE ESTUDO E
APERFEIÇOAMENTO
FUNCIONAL
Iniciativa Estratégica
AMPLIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS CANAIS
DE COMUNICAÇÃO EXISTENTES
CRIAÇÃO DE FLUXOS E INSTRUMENTOS PARA
DIVULGAÇÃO VISANDO À AGILIDADE DAS
COMUNICAÇÕES INTERNAS
OBJETIVO: Aumentar a visibilidade e o conhecimento
sobre os produtos e serviços do Ceaf.
COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
Iniciativa Estratégica
APRIMORAMENTO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS E
TECNOLOGIAS PARA OBTENÇÃO DE DADOS
APRIMORAMENTO DOS SISTEMAS E CAPACITAÇÃO
DOS USUÁRIOS PARA LANÇAMENTO DOS DADOS
PRIORIZAÇÃO DA AUTOMATIZAÇÃO DOS
PROCESSOS DE TRABALHO RACIONALIZADOS NAS
ÁREAS FIM E MEIO, NO QUE COUBER
DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE
FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL,
VISANDO MAIOR AGILIDADE DA ATUAÇÃO DO
MPMG EM TODAS AS SUAS ÁREAS
OBJETIVO1: Tornar mais eficiente o processo de registro e
acompanhamento dos procedimentos judiciais
físico e extrajudiciais e prover a Administração
de informações fidedignas acerca de seus
acervos e movimentações pela adoção do MPe.
Iniciativa Estratégica
APRIMORAMENTO DA GESTÃO DA
INFORMAÇÃO
GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO COM
FOCO NA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
OBJETIVO2: Tornar mais ágil e eficiente a execução da
estratégia institucional com adoção da
metodologia de OKR.
ESCRITÓRIO DE
INTEGRIDADE
Iniciativa Estratégica
DIFUSÃO DA CULTURA DE INTEGRIDADE
OBJETIVO: Disseminar a cultura de integridade
solidificando o comportamento ético e a
imagem reputacional do MPMG.
SUPERINTENDÊNCIA DE
ENGENHARIA E
ARQUITETURA
Iniciativa Estratégica
DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES DE ATENDIMENTO
E CRITÉRIOS DE LOCAÇÃO X CONSTRUÇÃO X
AQUISIÇÃO X REFORMA
OBJETIVO1: Executar as ações de 2024 do Plano Diretor
Sedes Próprias.
OBJETIVO2: Modernizar a Gestão de projetos, obras e
imóveis do Ministério Público de Minas Gerais.
SUPERINTENDÊNCIA DE FINANÇAS
Iniciativa Estratégica
VINCULAÇÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES DO
INSTRUMENTO ORÇAMENTÁRIO ÀS PREMISSAS
DO PLANO E PROJETOS ESTRATÉGICOS
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS E
TECNOLOGIAS PARA OBTENÇÃO DE DADOS
OBJETIVO1: Alinhar a execução orçamentária ao
planejamento estratégico.
OBJETIVO2: Desenvolver paineis de BI para fomentar a
tomada de decisões com excelência e precisão.
OBJETIVO3: Automatizar os processos da SUF para otimizar
as entregas dos servidores
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA
Iniciativa Estratégica
APRIMORAMENTO DA GOVERNANÇA DAS
CONTRATAÇÕES
TRANSFORMAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE
COMPRAS ANUAL EM INSTRUMENTO
INDISPENSÁVEL PARA EXECUÇÃO
ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO SUBSEQUENTE
INTEGRAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS DE
COMPRAS ENTRE AS ÁREAS
DIFUSÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS
ETAPAS PREPARATÓRIAS PARA A
CONTRATAÇÃO PÚBLICA
OBJETIVO: Revolucionar o planejamento de compras
mediante o envolvimento e capacitação das
áreas demandantes.
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS
Iniciativa Estratégica
PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO
TRABALHO
PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS
INTEGRANTES DO MPMG
OBJETIVO1: Promover a qualidade de vida no trabalho e a
prevenção do adoecimento mental dos
integrantes do MPMG.
Iniciativa Estratégica
PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS
INTEGRANTES DO MPMG
OBJETIVO2: Preparar os integrantes do MPMG para a
aposentadoria (pré e pós).
Iniciativa Estratégica
FORMAÇÃO DE LÍDERES E GESTORES DE
MUDANÇAS
OBJETIVO3: Promover ações de desenvolvimento com foco
em mudanças para líderes e gestores.
Iniciativa Estratégica
CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DOS
INTEGRANTES DA INSTITUIÇÃO EM GESTÃO DE
MUDANÇA
OBJETIVO4: Realizar a contratação da consultoria para
levantamento da cultura institucional.
Iniciativa Estratégica
ADOÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE
PROCESSOS DE PAGAMENTO
OBJETIVO5: Concretizar a geração de pagamentos do
módulo das verbas em atraso.
SUPERINTENDÊNCIA DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS
Iniciativa Estratégica
OTIMIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DE FLUXOS DE
SOLICITAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS
MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS
REFERENTES AO CONSUMO/FORNECIMENTO
DE MATERIAIS E SERVIÇOS
DEFINIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E PROCESSOS
PARA O SISTEMA DE LOGÍSTICA
PROSPECÇÃO DE SOLUÇÃO TECNOLÓGICA
INTEGRADA
REVISÃO DO PORTFÓLIO E DA FORMA DE
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS INTERNOS
GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO COM
FOCO NA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
ESTABELECIMENTO DE GOVERNANÇA NA
TERCEIRIZAÇÃO INTEGRADA À POLÍTICA DE
GESTÃO DE PESSOAS
OBJETIVO1: Iniciar Gestão por ESG na SLS (meio ambiente,
social e governança).
Iniciativa Estratégica
OTIMIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DE FLUXOS DE
SOLICITAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS
MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS
REFERENTES AO CONSUMO/FORNECIMENTO
DE MATERIAIS E SERVIÇOS
DEFINIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E PROCESSOS
PARA O SISTEMA DE LOGÍSTICA
PROSPECÇÃO DE SOLUÇÃO TECNOLÓGICA
INTEGRADA
GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO COM
FOCO NA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
OBJETIVO2: Implementar Plano de Gestão Sustentável na
SLS.
Iniciativa Estratégica
OTIMIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DE FLUXOS DE
SOLICITAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS
MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS
REFERENTES AO CONSUMO/FORNECIMENTO
DE MATERIAIS E SERVIÇOS
GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO COM
FOCO NA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
OBJETIVO3: Adotar Plano de Governança para as
contratações e melhoria de serviços prestados
pela SLS.
Iniciativa Estratégica
ESTABELECIMENTO DE GOVERNANÇA NA
TERCEIRIZAÇÃO INTEGRADA À POLÍTICA DE
GESTÃO DE PESSOAS
OBJETIVO4: Implementar políticas de DEI (diversidade,
equidade e inclusão) nas terceirizações.
SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Iniciativa Estratégica
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PARA
CONSEQUENTE REDUÇÃO QUANTITATIVA
OBJETIVO1: Consolidar o MPe, novo sistema da atividade-
fim do MPMG, como plataforma integrada de
trabalho para a atividade-fim da instituição,
abrangendo o Extrajudicial bem como o
Judicial, tanto de primeira como de segunda
instância.
SISTEMATIZAÇÃO DA STI, INCLUINDO ÊNFASE
EM INOVAÇÃO E GOVERNANÇA
OBJETIVO2: Promover a virtualização e os novos
paradigmas computacionais como mecanismos
de inovação e disponibilização de recursos
tecnológicos mais modernos.
OBJETIVO3: Consolidar atendimento inteligente por meio
dos variados canais de atendimento e de acesso
abrangente.
OBJETIVO4: Fortalecer a atuação do ponto focal da área
demandante (Dono do negócio ou Product
Owner - PO) nas soluções tecnológicas
implementadas pela Superintendência de
Tecnologia da Informação - STI.
29