INTRODUÇÃO 3
MAPA ESTRATÉGICO 4
MISSÃO, VALORES E VISÃO 5
Metodologia 6
Definição dos projetos componentes do plano 7
Execução e acompanhamento 8
Projetos integrantes do Plano Geral de Atuação - Área-Meio (PGA Administrativo) – Revisão 2021 9
Automação da Corregedoria 10
Criação de centrais regionais de manutenção de serviços de engenharia 11
Conexão GOV&TI 12
Digitalização do Acervo Documental da CGMP 13
Gestão Automatizada do Planejamento Estratégico 14
Gestão de Documentos: Elaboração do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade - Área-meio
16
Gestão de Folha de Pagamento 17
Gestão por Competências 20
HABILIS atendimento ágil aos Membros do MPMG 21
Implantação de Ferramenta BPMS para automação de processos de trabalho 22
Implantação do eSocial do MPMG 24
Implementação da Gestão de Riscos 25
MP mais Acessível, MP mais Assistivo 26
PEAD 28
PEAD - PROMAD 31
PEAD - PROPAD 33
Portais do MP 35
Procedimento Extrajudicial Eletrônico 37
Realocação de Analistas de Especialidades Diversas 38
Sistema de Controle de Diárias e Passagens - SCDP 39
Sistema de Fiscalização Eletrônica do Procon-MG 41
Sistema de Gestão de Adiantamentos Diversos - SIGADD 43
TV Corporativa 44
Viver Muito Além do MP 46
Programa Decisão Orientada Por Dados 47
Formulário eletrônico de entrevista inicial - PROEVI 47
Painel de acompanhamento - Chefia de Gabinete 48
Painel de Visualização - Atendimento da Comunicação aos Membros do MPMG 50
Programa Logística Sustentável 51
Cesta de Materiais - Implementação do almoxarifado virtual 51
E-Carta/ AR Digital 53
ORBIS 54
Plano de Logística Sustentável 56
Protocolo Digital 57
Reutilizar - Destinação de itens sem saída com estoque no galpão 58
PROGRAMA SEDES 60
Sede Própria de Curvelo 60
Sede Própria de Governador Valadares 61
Sede Própria de Juiz de Fora 62
Sede Própria de Patos de Minas 63
Sede Própria de Ribeirão das Neves 64
2
Introdução
O Plano Geral de Atuação (PGA) é o documento destinado a nortear as ações desenvolvidas pelos órgãos da Instituição em prol da concretização das metas e objetivos definidos como estratégicos em suas diversas áreas de atuação, a fim de alcançar os resultados demandados pela sociedade.
No âmbito do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) sua previsão consta do art. 19 da Lei Complementar nº 34, de 12 de setembro de 1994, estando regulamentado pela Resolução PGJ nº 24, de 11 de novembro de 2020. O Plano Geral de Atuação - Área-meio (PGA Administrativo), enquanto portfólio de projetos estratégicos institucionais, tem caráter perene, sendo revisado anualmente em atividade coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), com a participação das Superintendências e do PROCON-MG, sob a supervisão do Fórum Permanente de Gestão (FPGE), unidade organizacional colegiada e vinculada ao Conselho de Gestão Estratégica (CGE), que tem como finalidade priorizar a análise e o acompanhamento dos planos, programas e projetos relacionados aos macro-objetivos do Mapa Estratégico do MPMG, a fim de subsidiar a tomada de decisão do CGE.
Para o corrente ano, o PGA Administrativo traz 37 projetos, distribuídos pelas várias áreas de atuação do MPMG, e para sua elaboração foram observadas, além da disciplina interna própria, as orientações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Mapa Estratégico
Missão, Valores e Visão
Metodologia
O Plano Geral de Atuação, instrumento de planejamento institucional de curto e médio prazo, é composto por programas e/ou projetos estratégicos elaborados conforme metodologia própria, baseada no conjunto de boas práticas constantes do “Project Management Body of Knowledge” (PMBOK), monitorados pelo Escritório de Projetos do Ministério Público e acompanhados pelas instâncias de governança institucional.
Os programas e projetos integrantes do Plano Geral de Atuação dão concretude aos objetivos e iniciativas estratégicos constantes do Plano Estratégico do MPMG.
Com esse intuito, superintendentes do MPMG analisaram o novo Plano Estratégico da Instituição, que estabelece as diretrizes estratégicas para o período de 2020 a 2029, e elaboraram propostas de projetos a serem implementadas nos próximos anos. A Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), por meio do Escritório de Projetos do MPMG (EPMP), apoiou a construção das propostas que, na sequência, foram submetidas à análise e validação do Procurador-Geral de Justiça Adjunto Administrativo, presidente do Conselho de Gestão Estratégica (CGE).
Importante destacar que, em virtude da Pandemia de COVID-19, praticamente todo o processo de construção, análise, validação e aprovação do PGA Administrativo para o ano de 2021 ocorreu de forma eletrônica, com a realização de reuniões não presenciais quando necessário.
Durante o período de execução o desempenho dos projetos e do portfólio será acompanhado pelo Fórum Permanente de Gestão (FPGE).
Definição dos projetos componentes do plano
Tratando-se da primeira revisão anual do PGA Administrativo após a conclusão da revisão Planejamento Estratégico do MPMG, os trabalhos tiveram início logo após a publicação do Plano Estratégico 2020-2029, ocorrida em novembro/2020, sendo expedido convite aos superintendentes para que apresentassem as propostas de projeto tendentes a concretizar os objetivos e iniciativas estratégicas definidos no Plano recém publicado, bem como para eventual replanejamento dos projetos anteriores ainda não finalizados. O trabalho estendeu-se até o mês de abril de 2021.
Órgãos participantes |
Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa |
Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Institucional |
Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Jurídica |
Corregedoria-Geral do Ministério Público |
Chefia de Gabinete |
Diretoria-Geral |
Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça |
Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça Adjunto Jurídico |
Assessoria de Comunicação Integrada - ASSCOM |
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF |
Coordenadoria de Planejamento Institucional – COPLI |
Gabinete de Segurança e Inteligência – GSI |
Secretaria-Geral |
Superintendência de Engenharia e Arquitetura – SEA |
Superintendência de Finanças – SUF |
Superintendência de Formação e Aperfeiçoamento – SFA |
Superintendência de Gestão Administrativa - SGA |
Superintendência de Logística e Serviços - SLS |
Superintendência dos Órgãos Colegiados – SOC |
Superintendência de Planejamento e Coordenação – SPC |
Superintendência de Tecnologia da Informação – STI |
Departamento de Perícia Médica e Saúde Ocupacional – DPMSO |
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON-MG |
Execução e acompanhamento
Conforme previsto na Metodologia de Gerenciamento de Projetos (MGP), todos os projetos integrantes do PGA Administrativo são patrocinados pelo Procurador-Geral de Justiça Adjunto Administrativo. É designado, ainda, um gerente para cada projeto, ao qual incumbe a responsabilidade pela apresentação periódica de informações sobre o seu andamento.
Os projetos integrantes do PGA Administrativo são acompanhados pela Coordenadoria de Planejamento Institucional (COPLI) que consolida, periodicamente, informações sobre o desempenho dos projetos e apresenta os resultados ao Fórum Permanente de Gestão (FPGE), ao Conselho de Gestão Estratégica, à Câmara de Procuradores de Justiça. Relatórios de acompanhamento do PGA são divulgados no Portal da Transparência conforme recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O gerenciamento dos projetos integrantes do PGA é realizado com o auxílio de sistema de gerenciamento de projetos, denominado Channel, que permite o registro eletrônico de todo o projeto, desde a formulação da proposta até sua conclusão, propiciando, dessa forma, o acompanhamento dos projetos de forma integrada, com celeridade e transparência. As informações relativas à proposição, execução e encerramento dos projetos são registradas pelos próprios proponentes/executores, os quais tem a responsabilidade de manter atualizados os dados de seus respectivos projetos.
Projetos integrantes do Plano Geral de Atuação
- Área-Meio (PGA Administrativo) – Revisão 2021
O presente plano de atuação contempla 37 projetos, sendo 17 remanescentes da revisão anterior do PGA Administrativo, todos agrupados pela unidade responsável pelo seu gerenciamento, sob a seguinte estrutura:
Nome do projeto: Nome dado ao projeto que sintetiza sua ideia central.
Área demandante: nome da unidade que idealizou o projeto.
Patrocinador do Projeto: membro do MPMG com o papel de viabilizar, inclusive sob o aspecto político, o nascimento e a execução do projeto.
Gerente do Projeto: neste plano, o gerente é a pessoa responsável pela apresentação periódica de informações sobre o andamento do projeto.
Justificativa: problema ou oportunidade que justifica o desenvolvimento do projeto.
Objetivo do projeto: o que se pretende realizar para resolver o problema central ou explorar a oportunidade identificada.
Alinhamento estratégico: alinhamento do projeto ao Mapa Estratégico (macro-objetivos) e ao Plano Estratégico (objetivos e iniciativas) do MPMG.
Seguem, adiante, os quadros informativos de cada um dos projetos componentes do Plano Geral de Atuação, em conformidade com a estrutura acima mencionada:
Nome do Projeto |
Identificação
Automação da Corregedoria
Área demandante |
Corregedoria-Geral do Ministério Público
Patrocinador |
Luciano Franca da Silvera Junior
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Gisley Cerqueira Scapolatempore Bernis
Justificativa |
Necessidade de aprimoramento dos sistemas já existentes com o objetivo de se realizar correção e/ou implemento de novas funcionalidades, bem como para modernização do código-fonte dos sistemas já em operação a fim de promover melhoras de usabilidade e aumento de compatibilidade com os demais sistemas da Instituição.
Necessidade do desenvolvimento de novos sistemas para automatização de processos de trabalho até então desempenhado de forma manual com recursos básicos de informática (editores de texto).
Objetivo |
Aperfeiçoar os sistemas de informação e automatizar processos de trabalho da Corregedoria-Geral do Ministério Público.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos |
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas |
GE -1 - Desenvolver cultura de inovação
10
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI -1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI 1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Identificação
Criação de centrais regionais de manutenção de serviços de engenharia
Superintendência de Engenharia e Arquitetura – SEA
Clarissa Duarte Belloni
Júlio Gomes do Val
Detalhes do projeto
Crescimento do número de sedes próprias; Sedes próprias mais antigas demandando adequações/ampliações/ manutenções; Crescimento do número de sedes locadas; Aumento do pedido de locações; Aumento do número de pedidos do TJMG para redução das áreas das promotorias nos Fóruns.
Criar centrais regionais de manutenção de serviços de engenharia.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Zelar pela sustentabilidade em toda forma de atuação
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
GI -2 - Criar políticas para estruturação de sedes
GI -2.2 - Estudo de viabilidade para definição de critérios de locação x construção x aquisição x reforma
Identificação
Nome do Projeto
Conexão GOV&TI
Superintendência de Tecnologia da Informação – STI
Clarissa Duarte Bellon
Erika Rocha Pereira e Silva
Detalhes do projeto
Justificativa
Atualmente estamos com uma grande lacuna nas necessidades de implantação dos processos de governança de TI definidos pela PNTI e normatizados na Política de Governança de TI - MPMG (PGTI-MPMG). O problema ocorre principalmente porque a PNTI determina um prazo para que as TI's dos MP's estejam em conformidade até junho de 2021.
Permitir ao MPMG cumprir os requisitos da Política Nacional de Tecnologia da Informação (PNTI), se alinhando ao novo Planejamento Estratégico Nacional (PEN).
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Fortalecer os processos de comunicação e a imagem institucional
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras: compreende a entrega de soluções de tecnologia da informação por meio de inovação e serviços integrados
Objetivos - Gestão Estratégica
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
GE -1 - Desenvolver cultura de inovação
GE 1.3 - Promoção da governança corporativa
TI -2 - Aprimorar governança, compliance e gestão de riscos da Tecnologia da Informação
TI -2.1 - Reorganização da STI, incluindo ênfase em inovação e governança.
Nome do Projeto |
Identificação
Digitalização do Acervo Documental da CGMP
Área demandante |
Corregedoria-Geral do Ministério Público-
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Gisley Cerqueira Scapolatempore Bernis
Justificativa |
A Corregedoria precisa:
diminuir o tempo gasto com o resgate de expedientes em arquivo físico;
diminuir a ocupação de espaços físicos;
garantir a integridade de suas informações;
instituir banco de informações e
estruturar o seu arquivo.
Objetivo |
Digitalizar todos os processos e procedimentos da CGMP.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos |
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada.
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Nome do Projeto |
Identificação
Gestão Automatizada do Planejamento Estratégico
Área demandante |
Superintendência de Planejamento e Coordenação - SPC-
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Anna Flavia Lehman Battaglia
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
A Gestão Estratégica Institucional contempla o conjunto de pessoas, processos e ferramentas utilizadas no processo de alinhamento, implantação, monitoramento, avaliação e comunicação do plano estratégico da organização. Para o Ciclo de planejamento 2010-2023, foi construído o mapa estratégico institucional, no qual consta um conjunto de objetivos, indicadores e iniciativas com o propósito de direcionar a agenda da Gestão da Instituição.
A fim de viabilizar o alcance dos objetivos estratégicos, bem como o contínuo e efetivo monitoramento da execução das ações planejadas, entendeu-se necessária a adoção de uma infraestrutura de gestão, formada por ferramenta automatizada e metodologia de trabalho, que permitam às áreas do MPMG a devida gestão dos projetos estratégicos sob sua responsabilidade.
Os projetos estratégicos definidos pelo MPMG estão diretamente vinculados aos objetivos estratégicos e são de natureza complexa e transversal; essa situação gera a necessidade de envolvimento de recursos e pessoas de setores diversos, o que implica a carência de ambiente uno onde todas as informações de cada projeto possam ser registradas e devidamente acompanhadas pelos envolvidos.
Uma ferramenta de gestão corporativa de portfólio de projetos proverá o MPMG da capacidade de implementação e monitoramento dos fluxos básicos de operações e projetos. Dada a natureza estratégica dos projetos a serem gerenciados, é crucial que o MPMG conquiste a capacidade de automatizar, organizar e gerir seu planejamento estratégico, incluindo os desdobramentos e planos e portfólios setoriais, a fim de que se acompanhe o desempenho e o alcance dos objetivos estratégicos institucionais.
Objetivo |
Implantar, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais, ferramenta integrada de planejamento e gestão estratégica, gestão de projetos, processos e portfólios, possibilitando maior controle do portfólio de projetos e da gestão estratégica da Instituição.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores | |
Aprendizado e Crescimento |
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE-1 - Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
Nome do Projeto |
Gestão de Documentos: Elaboração do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade - Área-meio
Área demandante |
Superintendência de Planejamento e Coordenação – SPC
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Anna Flavia Lehman Battaglia
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
A partir da elaboração, aprovação e publicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade – Área Meio, a recuperação da informação ocorrerá de forma rápida e eficiente, uma vez que proporcionará a organização dos documentos de arquivo de forma estruturada, de acordo com as funções, atividades e documentos produzidos e acumulados pela instituição.
Os referidos instrumentos arquivísticos permitem a eliminação de documentos desprovidos de valor informativo e probatórioe possibilitam a conservação dos documentos de guarda permanente garantindo a preservação da memória institucional. A aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade permitirá a racionalização do uso dos arquivos, com a diminuição da massa documental acumulada, otimização o espaço físico das unidades administrativas.
Objetivo |
Elaborar o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade – Atuação Extrajudicial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos |
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas |
Identificação
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados-
Identificação | |
Nome do Projeto |
Gestão de Folha de Pagamento
Área demandante |
Superintendência de Tecnologia da Informação – STI-
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Ana Luisa Reuter Lima
Justificativa |
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) detém autonomia administrativa e financeira e por isso desempenha rotinas de elaboração da folha de pagamento de seus colaboradores. Atualmente, a folha de pagamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais contempla 1055 membros ativos,
331 membros aposentados, 205 pensionistas de membros, 34 pensionistas de funcionários, 2945
servidores ativos, 356 servidores aposentados, 30 policiais civis, 47 policiais militares, 601 herdeiros, além de 239 beneficiários de pensão alimentícia.
Em 26 de dezembro de 2017, com a celebração do Contrato n.º 200/2017, teve início a reestruturação organizacional e administrativa das áreas fim e meio do MPMG. Instituído pela resolução PGJ Nº 9, de 08 de março de 2018, o Programa Eficiência Administrativa (PEAD), surgiu embasado, principalmente, na necessidade de construção de modelos de funcionamento mais eficientes e eficazes e consequente otimização dos processos de trabalho, infraestrutura e tecnologia. Utilizando-se de um trabalho híbrido, envolvendo equipe interna e a contratação de consultoria especializada, o MPMG vêm trabalhando em duas frentes de atuação que deram origem aos projetos “Projeto de Padronização e Organização Administrativa das Procuradorias e Promotorias de Justiça (PROPAD)” e “Projeto de Modernização Administrativa (PROMAD)”.
Em sua primeira onda, compreendida entre 21/03/2018 e 12/04/2019, o PROMAD atuou junto à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) e suas unidades subordinadas, dentre elas a Diretoria de Pagamento de Pessoal (DPAG), onde foram realizadas as etapas de diagnóstico, mapeamento da situação e análise com a proposição de melhorias.
Ao final da fase de diagnóstico, os estudos apontaram 08 macroprocessos sob a responsabilidade da Diretoria de Pagamento de Pessoal: assessorar pensionistas e herdeiros; atualizar Portal da Transparência; elaborar folha de pagamento mensal; elaborar folha extra; elaborar declaração de imposto
de renda – DIRF; elaborar relatório de informações sociais – RAIS; emitir certidões e ofícios e realizar Projeções e simulações. Concomitantemente, foram observadas as seguintes situações:
Baixo nível de automação e integração dos fluxos dos processos - grande parte das atividades é executada de forma manual, sem utilização de sistema. As diretorias encaminham papeis (IAs) determinando o pagamento que é lançado manualmente no atual sistema de folha exigindo, dessa forma, grande esforço de conferência e produção de dados e resultando em enorme retrabalho. Como exemplo, tem-se o controle de pagamento de parcela de férias feito em Excel, com a planilha sendo impressa a cada pagamento; o cálculo do valor e a definição de parcelas a serem pagas na exoneração bem como o cálculo do valor das verbas em atraso e seu controle feitos manualmente;
Existência de diversos programas que permitem manipular dados para utilização no cálculo da folha, além de diversos módulos que não são integrados e que necessitam de programação do analista, impactando a confiabiliadade e segurança dos dados. Como exemplo: as simulações são feitas em programas limitados, demandando programação do analista;
Erros e inconsistências em dados provenientes de sistemas legados gerando a percepção de que as informações não estão completamente registradas no sistema ou são de baixa qualidade e criando muita dependência de registros físicos e constantes conferências, correções e validações. Ex.: Cadastro de estagiário no FPW, cujo nome possui acento(s), gera erro e necessidade de ajustes na folha de pagamento. O cadastro de pensão alimentícia é feito em nome do servidor, o que gera retrabalho de calcular proporcionalmente os valores de cada pensionista todo mês;
Encaminhamento de arquivos de descontos de verbas em atraso via dispositivo de armazenamento portátil (pen drive) e controle de pagamento de parcela de férias feito em Excel, com as páginas de Excel sendo impressas e retiradas a cada pagamento;
Alinhamento deficitário entre processos com áreas de maior interação, como a Diretoria Geral, Diretoria de Pessoal e Superintendência de Finanças, gerando erros, atrasos e necessidade de ajustes na folha de pagamento. Como exemplo: Não existe definição clara dos itens da solicitação de simulação, sendo que algumas simulações estão relacionadas a temas estratégicos e deveriam ser de responsabilidade da SUF. Determinação judicial de partilha de pensão alimentícia por vezes não vêm clara (ausência de dados) o que gera retrabalho para a DPAG, que deve solicitar novamente os dados, atrasando a elaboração da folha de pagamento. Eventualmente é solicitado o registro de uma folha que não será paga. Nesse caso, quando outras rotinas são executadas (ex.DIRF), essa folha é considerada no mês vigente e gera retrabalho de alteração manual de todos os dados da DPAG. Essa folha não deveria ser registrada no sistema da DPAG, deveria ser enviada para DAFI, o pagamento poderia ser registrado no mês vigente e na DAFI no ano referente à folha;
Pouco envolvimento da DPAG nos Comitês Executivos e nas tomadas de decisão da Alta Gestão, inviabilizando uma mobilização prévia para adequações a eventuais mudanças antes que as decisões com impacto no pagamento sejam publicadas e passem a ter validade;
Necessidade de maior alinhamento entre ordenador de despesa e DPAG, já que, por vezes a elaboração da folha de pagamento está quase completa e é gerada ordem de pagamento de folha extra. É preciso interromper a folha de pagamento, elaborar a folha extra e em seguida refazer todos os cálculos para nova folha de pagamento mensal;
Riscos de interrupção do processo- Apenas um analista executa o processo de gestão de verbas em atraso aumentando o risco de parada do processo na sua ausência. Da mesma forma, somente um servidor aposentado sabe utilizar o programa gerador de etiquetas para contracheques, sendo necessário que o mesmo compareça na unidade todo mês para produzir as etiquetas.
Em resumo, o diagnóstico evidenciou a necessidade de intervenções e melhorias nos processos que se encontravam fragilizados por práticas com pouca capacidade de agregar valor e apontou a sobrecarga dos servidores com atividades puramente transacionais que poderiam ser automatizadas por sistema de informação adequado.
Também é relevante destacar que o MPMG trabalha, neste momento, com cerca de 16 órgãos, sistemas e ferramentas que suportam as atividades relacionadas à gestão da folha de pagamento: Receita Federal (DIRF e eSocial), Ministério do Desenvolvimento Social (RAIS), Caixa Econômica Federal (SEFIP), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), Secretaria de Fazenda do Estado (GRP Minas), IPSEMG, Quantum, Prevcom, AMMP, Banco do Brasil, Sicoob, Itaú, além dos sistema internos: FPw, Gestão de Verbas Atrasadas e Retroativos, Hiatus e SGF. Com base nesses dados é possível ter uma ideia do grande número de atores envolvidos e impactados, direta ou indiretamente, pela execução da folha de pagamento.
Diante desse cenário, a existência de um aplicativo mais maleável à introdução de novas funcionalidades
proporcionaria controles mais eficientes e eficazes na gestão da folha de pagamento e minimizaria as interações manuais e o intenso trabalho de conferência, correção e validação que consomem grande parte do dia a dia de trabalho da diretoria de pagamento.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Implementar a gestão unificada e integrada da folha de pagamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Objetivos - Controle Interno |
CI - 1 - Estimular a adoção de boas práticas identificadas em processos internos
Iniciativas do objetivo CI-1 |
CI – 1.1 - Criação de trilhas de controle prévio para os processos críticos
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE -1 - Desenvolver cultura de inovação-
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE - 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI -1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI - 1.3 - Integração de sistemas para consequente redução quantitativa
Nome do Projeto |
Gestão por Competências
Área demandante |
Superintendência de Recursos Humanos – SRH
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Ana Rachel Brandão Ladeira Roland
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
Considerando que se trata de projeto de longo prazo, definido pelo CNMP com a meta de implantação do modelo de gestão por competências nas Unidades Ministerais de todo o país, bem como por se referir a recomendação do Tribunal de Contas da União, a implementação do modelo importará nos seguintes benefícios:
Melhoria no desempenho dos colaboradores;
Identificação das necessidades de treinamentos;
Alinhamento dos objetivos e metas da organização e da equipe;
Redução da subjetividade na Seleção e Avaliação de pessoas;
Melhoria no relacionamento entre gestores e liderados;
Melhoria da motivação e do compromisso; Extração do máximo de produtividade de cada colaborador.
Objetivo |
Aprimorar o sistema de gestão de pessoas com foco em resultados, intensificando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como valorizando e motivando membros e servidores, por meio de uma metodologia de gestão moderna voltada para a evolução permanente.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos |
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Promover a gestão por competências e a qualidade de vida no trabalho
Identificação
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
GP - 2 - Instituir política de gestão de pessoas
Iniciativas do objetivo GP-2 |
GP 2.1 - Promoção do programa gestão por competências -
Nome do Projeto |
Identificação
HABILIS atendimento ágil aos Membros do MPMG
Área demandante |
Assessoria de Comunicação Integrada
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Fabrício Henrique da Silva Passos
Justificativa |
A Administração Superior do MPMG relata um desejo dos promotores e procuradores de Justiça de que o atendimento realizado pela Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom) seja mais próximo e personalizado. As impressões colhidas pela administração passam ainda pela melhoria na divulgação do trabalho realizado pela atividade fim, principalmente nos municípios do interior. Esses relatos foram colhidos de forma não sistematizada, o que torna necessária a realização de pesquisas periódicas para confirmar, aprofundar e manter o entendimento sobre as necessidades dos membros da instituição.
Soma-se a essa demanda por maior visibilidade a falta de um fluxo padronizado das demandas recebidas pela Assessoria de Comunicação Integrada. Hoje, uma solicitação por parte de um dos membros do MPMG pode chegar diretamente à Secretaria-geral ou, ainda, ser encaminhada para a Assessoria de Comunicação Integrada ou para um dos coordenadores das diretorias subordinados à Asscom –conforme a natureza do serviço demandado. Os meios utilizados também são os mais diversos possíveis: telefonemas, conversas informais, e-mails ou documento impresso. A falta desse fluxo padrão tem como consequência a sensação de burocracia ou mesmo de perda do melhor momento para divulgação do conteúdo. Para a Assessoria de Comunicação Integrada, o problema provoca ainda dificuldade para se controlar o andamento das solicitações e para se integrar as diretorias de forma mais efetiva.
Vale destacar ainda que a rotina de trabalho dos promotores de Justiça do interior é intensa. São muitos processos – das mais diversas áreas – e atividades externas constantes. O promotor é responsável ainda pela administração da promotoria e conta com uma estrutura limitada. Sendo assim, toda a comunicação
e serviços oferecidos precisam ser objetivos e ágeis.
Objetivo |
Oferecer, de forma mais ágil e eficiente, serviços e produtos de comunicação que auxiliem na interação dos promotores e procuradores com os públicos de interesse na atividade-fim do MPMG.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos |
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Fortalecer os processos de comunicação e a imagem institucional
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
CS-1 - Promover comunicação interna como instrumento de integração institucional
CS-2 - Promover comunicação ágil e inovadora que dissemine a missão e atividades institucionais
Iniciativas do objetivo CS-1 |
CS-1.1 - Aperfeiçoamento de canais de comunicação
Iniciativas do objetivo CS-2 |
CS-2.1 - Implantação de atividade especializada em comunicação digital
Identificação | |
Nome do Projeto |
Implantação de Ferramenta BPMS para automação de processos de trabalho
Área demandante |
Superintendência de Planejamento e Coordenação – SPC
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Anna Flavia Lehman Battaglia
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
Em decorrência de diagnóstico e revisão de rotinas desenvolvida no âmbito do projeto PEAD, identificou-se que há várias rotinas manuais e correspondentes demandas de automatização que a área de TI não consegue atender, dada a sobrecarga da área. Além disso, mesmo com os ganhos que o SEI tem trazido, ainda há necessidades de sistemas que permitam a gestão e a integração das informações, bem como executem automaticamente algumas atividades que ainda dependem de interferência de um usuário.
Esse software de automatização de rotinas poderia ser integrado ao SEI para ganhos ainda maiores de produtividade.
Objetivo |
Automatizar os processos de trabalho na área administrativa para substituir tarefas manuais por um software específico.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores | |
Aprendizado e Crescimento |
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI-1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Implantação do eSocial do MPMG
Área demandante |
Superintendência de Recursos Humanos – SRH
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Ana Rachel Brandão Ladeira Roland
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) foi instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, sendo de utilização obrigatória por todos os empregadores, na forma, termos e prazo estabelecidos por seu Comitê Diretivo.
Em 29 de novembro de 2017 foi editada a Resolução do Comitê Deliberativo do eSocial nº 03 que alterou o cronograma de implantação estabelecido pela Resolução nº 02 do mesmo órgão, estando prevista a obrigatoriedade gradativa da utilização do eSocial pelos entes públicos em relação ao seu quadro de pessoal, a partir de janeiro de 2019.
Desta forma, impõe-se a adoção de medidas hábeis a possibilitar a preparação de ambiente, sistemas e dados internos do MPMG a fim de se opere, a tempo e modo, a transmissão das informações exigidas pelo eSocial.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Implantar, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o e-Social: Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas |
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Identificação
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI-1.3 - Integração de sistemas para consequente redução quantitativa
Nome do Projeto |
Identificação
Implementação da Gestão de Riscos
Área demandante |
Auditoria Interna
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Wander Sana Duarte Morais
Justificativa |
Não sabemos quais são os riscos inerentes aos objetivos das atividades da PGJ e, consequentemente, não temos respostas para as incertezas, dificultando a tomada de decisão acerca dos esforços que devem sem empregados nos controles internos.
A implementação da Gestão de Riscos provocará a identificação dos eventos de riscos inerentes a cada objetivos dos setores da PGJ; permitirá que respostas aos eventos de riscos sejam estabelecidas e, consequentemente, possibilitará a implantação de controles internos com base nas respostas estabelecidas para os eventos de riscos identificados.
Objetivo |
Implementar a Gestão de Riscos no MPMG.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Disseminar práticas de governança e gestão em todos os níveis, orientadas para resultados
Aprendizado e Crescimento |
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas |
GE-1 - Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE-1.3 - Promoção de governança corporativa
Objetivos – Controle Interno |
CI- 2 - Implementar política de gestão de riscos na Instituição
Iniciativas do objetivo CI-2 |
CI - 2.1 - Desenvolvimento de matrizes de riscos junto às unidades-
CI - 2.2 - Criação de política de controle interno com a finalidade de reduzir riscos
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI- 1.2 - Implementação de ferramentas de business inteligence (BI), visando à potencialização do uso da solução na Instituição
Nome do Projeto |
Identificação
MP mais Acessível, MP mais Assistivo
Área demandante |
CAO-Idosos e Pessoas com Deficiência
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Vânia Samira Doro Pereira Pinto
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
O presente projeto justifica-se pela necessidade de se consolidar, no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais, uma política permanente de aperfeiçoamento dos mecanismos de promoção dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência, inclusive e especialmente, no que diz respeito à indução, fomento e fiscalização das políticas púbicas previstas nos respectivos planos nacional e estadual, prestigiando um envelhecimento saudável e adequado e a promoção de inclusão em seu maior grau.
Isso porque, em que pese já termos avançado em relação à acessibilidade, a evolução das tecnologias e o aumento das demandas laborais, nos mostra a necessidade de atenção permanente à inclusão promovida por nossa Instituição em relação às pessoas idosas e às pessoas com deficiência.
Ora, a diminuição de barreiras existentes, seja em razão da idade, seja em razão de deficiência, precisa de revisão periódica, mormente em se tratando de Órgão fiscalizador que tem como de suas funções primordiais a promoção dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, levando o Ministério Público à obrigação de se manter vigilante em relação à sua própria acessibilidade e assistividade para os públicos interno e externo.
Objetivo |
Criação de proposta de política e/ou programa de ampliação da acessibilidade aos membros e servidores do MPMG que enfrentam barreiras em decorrência do envelhecimento ou de deficiência..
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade |
Garantir a transversalidade dos direitos fundamentais em toda atividade ministerial: equivale à conservação do zelo aos direitos humanos e sociais independentemente da área de atuação.
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Promover a gestão por competências e a qualidade de vida no trabalho: abrange a gestão por competência em seus diversos aspectos (seleção, capacitação, desempenho), bem como mantém foco na promoção da saúde e bem-estar do indivíduo.
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras: compreende a entrega de soluções de tecnologia da informação por meio de inovação e serviços integrados
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos - Gestão de Pessoas |
GP-2 - Instituir política de gestão de pessoas
Iniciativas do objetivo GP-2 |
GP-2.2 - Promoção da qualidade de vida no trabalho -
Identificação | |
Nome do Projeto |
PEAD
Área demandante |
Superintendência de Planejamento e Coordenação – SPC
Patrocinador |
Jarbas Soares Junior
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Anna Flavia Lehman Battaglia
Justificativa |
A atual conjuntura fiscal de escassez de recursos tem exigido a diminuição de gastos e a otimização na aplicação dos recursos públicos. Por outro lado, essa crise fiscal está desencadeando a deterioração das condições de vida na sociedade, o que pode estar correlacionado ao aumento significativo da demanda social que exige mais esforços de atuação do Ministério Público. Desse modo, há duas forças pressionando a instituição em sentidos opostos: uma que exige a redução de gastos e outra que leva à alocação de mais recursos para fazer face às crescentes demandas sociais.
Esse cenário exige da Instituição fazer cada vez mais com menos recursos. Por isso, é imprescindível o planejamento do Ministério Público para a manutenção do equilíbrio de suas contas. Esse planejamento perpassa pela padronização e otimização das rotinas que sustentam o dia a dia de trabalho da instituição, de modo a minimizar desperdícios, ineficiências e gargalos que consomem recursos desnecessariamente. Nesse sentido, a otimização dos processos de trabalho contribui para a redução da demanda de recursos, sem deixar de fazer frente às crescentes demandas sociais com eficácia e eficiência. Ademais, a racionalização das rotinas de trabalho propicia a redução de custos operacionais e é uma oportunidade para contornar a situação de restrição orçamentária.
Além desse cenário das finanças atuais, o Conselho Nacional do Ministério Público em seu relatório conclusivo de inspeção no Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) emanou uma determinação quanto ao mapeamento de todos os processos:
“(...) expedição de DETERMINAÇÃO para que o Procurador-Geral de Justiça: 1) ultime a identificação e o mapeamento da integralidade dos processos no âmbito do MP-MG; 2) realize a validação, a execução e o monitoramento dos processos, inclusive observando a definição de responsáveis e a construção de indicadores e; 3) execute, de imediato, o Propad MP-MG, na forma dos itens anteriores da presente determinação, em todas as unidades ministeriais da instituição, com especial atenção às promotorias de
justiça, inclusive do interior do Estado, à luz da prioridade no aperfeiçoamento da atividade-fim. Devem ser prestadas informações sobre o cronograma de cumprimento da presente proposição à Corregedoria Nacional no prazo de 90 (noventa) dias.”
A determinação acima dá destaque ao Propad MPMG – Programa de Padronização e Organização Administrativa das Promotorias de Justiça. Nesse aspecto, a contratação de consultoria visa a consecução do Projeto Propad MPMG, regulamentado pela Resolução PGJ nº 20/2016, cujos objetivos são:
“Art. 1º (...)
- propiciar a padronização das rotinas administrativas das Promotorias de Justiça;
- eliminar retrabalhos e controles paralelos, bem como otimizar o tempo e recursos empenhados nas atividades das Promotorias de Justiça;
prospectar e disseminar boas práticas relacionadas às rotinas administrativas das Promotorias de Justiça;
- proporcionar aumento da produtividade sem acréscimo de custos ou de pessoal;
- auxiliar no planejamento da força de trabalho adequada a uma realidade de processos eficientes;
- desenvolver e divulgar um manual eletrônico das rotinas administrativas das Promotorias de Justiça;
- subsidiar e acompanhar em conjunto com a Diretoria de Gestão do Registro Único, o desenvolvimento e a homologação das novas funcionalidades ou módulos do SRU com base nas rotinas padronizadas de Promotorias de Justiça;
- proporcionar um ambiente de trabalho organizado com padrão de desenvolvimento das atividades e também maior qualidade de vida no trabalho.”
O Conselho Nacional do Ministério Público também foi enfático com relação ao desbalanceamento da estrutura e atribuições da área administrativa, conforme a seguir:
“Foram reportadas confusões entre as funções da Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa e da Diretoria Geral no âmbito do MPMG, notadamente em face das atividades de direção atualmente atreladas à assessoria da Subprocuradoria de Justiça Adjunta Administrativa, tendo como consequência suposto retrabalho ou dificuldades de fluxo entre os setores envolvidos. Instada a se manifestar, a Procuradoria-Geral de Justiça explicitou que as atribuições da Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa (PGJAA), da Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça junto à PGJAA e da Diretoria-Geral estão previstas na Resolução PGJ n. 35/2005, Instrução Normativa PGJAA n. 02/2005 e Resolução PGJ n. 7/1995. Não obstante tenha esclarecido pontualmente as referências a sobreposição de funções constantes dos termos de inspeção e o papel atualmente desempenhado pela Assessoria Especial da PGJAA, a unidade correicionada reconheceu que as atribuições de suas estruturas administrativas não são estanques e merecem constante atualização normativa, à luz de novas configurações fáticas que se apresentam. Indicou, ainda, que a norma base da Diretoria-Geral foi publicada em 1995 e, passados mais de vinte anos, merece ser aprimorada, em que pese não comprometa o funcionamento do setor. Diante de tais considerações, a Corregedoria Nacional propõe ao Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público que expeça RECOMENDAÇÃO ao Procurador-Geral de Justiça para que promova a atualização da normativa que regulamenta as atribuições da Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa (PGJAA), da Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça junto à PGJAA e da Diretoria-Geral de molde a estabelecer com precisão as atribuições da Assessoria Especial da PGJAA e da Direção-Geral, adequando, no organograma, as condições de subordinação da Direção-Geral à unidade que de fato visa a assessorar, com vistas a elidir as dubiedades de competências”.
Não há como se dissociar a robusta e duradoura melhoria na estrutura e atividade finalística do MPMG de uma profunda revisão e modernização da área meio, a qual lhe presta sustentação e respaldo. Na mesma direção, vale ressaltar que a reestruturação da área administrativa pressupõe mapeamento dos processos de trabalho desenvolvidos para um estudo quanto à forma mais otimizada de agrupar, departamentalizar e organizar as atribuições das unidades. A modernização da área administrativa também abrange a racionalização dos processos com o intuito de aumentar a eficácia, a eficiência e a economicidade
desses.
A modernização administrativa tem os seguintes objetivos:
- realizar mapeamento e diagnóstico das rotinas de trabalho com foco na área administrativa;
- analisar as rotinas de trabalho, identificar gargalos e verificar as oportunidades de melhorias;
- revisar e redesenhar as rotinas;
- avaliar e propor as soluções tecnológicas que facilitem e proporcionem a otimização e automação das rotinas analisadas;
- avaliar e propor melhor balanceamento da estrutura e da distribuição das atribuições das unidades;
- elaborar propostas de Planos de Ação para implementação das melhorias nas rotinas e na distribuição de atribuições;
- implementar os processos de trabalho otimizados;
- redimensionar e planejar a força de trabalho de forma quantitativa e qualitativa (competências específicas); e
- analisar, revisar e elaborar atos normativos que consolidem e tratem das atribuições das unidades administrativas.
Tanto a modernização da área administrativa quanto o Propad MPMG estão alinhados ao propósito de se fazer mais com menos e ao macro-objetivo de “Racionalizar, otimizar e padronizar procedimentos para maximizar a eficiência das ações institucionais” do Mapa Estratégico do Ministério Público do Estado de Minas Gerais 2010 – 2023. Soma-se a isso a premência da consecução dos objetivos de gestão referentes ao desenvolvimento de novo sistema de procedimento extrajudicial eletrônico a ser adotado em todo o Estado na área finalística e da implantação do Sistema Eletrônico de Informações, com o conceito de documento digital. Esses objetivos exigem a revisão dos processos de trabalho, pois alteram o método de consecução das atividades.
Tendo em vista que a COPLI/Superintendência de Planejamento e Coordenação, em especial a Diretoria de Estrutura e Processos Organizacionais (unidade do MPMG que tem por finalidade promover, orientar, coordenar, implementar e avaliar ações necessárias à modernização administrativa) conta atualmente com um quadro de servidores insuficiente para a realizar as atividades de mapeamento, análise e padronização de rotinas das Promotorias de Justiça e nas unidades da área administrativa do MPMG, entendeu-se imprescindível a contratação de consultoria para dar celeridade à realização desses trabalhos.
Objetivo |
- Realizar mapeamento e diagnóstico das rotinas de trabalho das unidades organizacionais, identificando oportunidades de melhoria;
- Eliminar retrabalhos e controles paralelos, bem como otimizar o tempo e recursos empenhados nas atividades das unidades organizacionais;
- Padronizar as rotinas administrativas das unidades organizacionais;
- Redesenhar e implementar os processos de trabalho otimizados e padronizados;
- Definir indicadores de desempenho dos processos de trabalho;
- Diagnosticar e especificar requisitos de negócio para desenvolvimento de sistemas de informação;
- Avaliar e propor melhor balanceamento da estrutura e da distribuição das atribuições das unidades administrativas;
- Analisar, revisar e elaborar atos normativos que consolidem e tratem das atribuições das unidades administrativas;
- Auxiliar no planejamento da força de trabalho adequada a uma realidade de processos eficientes;
- Proporcionar um ambiente de trabalho organizado com padrão de desenvolvimento das atividades e maior qualidade de vida no trabalho.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores | |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Gestão de Imóveis |
GI-1 - Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GI-1 |
GI-1.3 - Revisão da distribuição dos espaços em razão do dimensionamento da força de trabalho
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI-1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Identificação
PEAD - PROMAD
Área demandante |
Superintendência de Planejamento e Coordenação – SPC
Jarbas Soares Junior
Gerente do Projeto |
Anna Flavia Lehman Battaglia
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
A atual conjuntura fiscal de escassez de recursos tem exigido a diminuição de gastos e a otimização na aplicação dos recursos públicos. A crise fiscal está desencadeando a deterioração das condições de vida da sociedade, o que pode estar correlacionado ao aumento significativo da demanda social que exige mais esforços de atuação do Ministério Público, e, dessa forma, há duas forças pressionando a instituição em sentidos opostos: uma que exige a redução de gastos e outra que leva à alocação de mais recursos para fazer face às crescentes demandas sociais.
Em relação ao cenário financeiro, no período de 2010 a 2015, houve crescimento anual de 1,41% da participação do orçamento do MPMG na estimativa fiscal do Estado. Em 2012 e 2014, ocorreu significativa redução na participação do orçamento fiscal do Estado destinado ao MPMG. Aliada a essa limitação na participação orçamentária, a instituição atingiu em 2015 o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
No que tange às demandas sociais, observa-se que o crescimento das ações judiciais e extrajudiciais não vem sendo acompanhado pela elevação de recursos orçamentários aplicados no MPMG. Quanto às demandas extrajudiciais, entre 2010 e 2014, houve um crescimento médio anual de 36,76%, ao passo que os feitos judiciais distribuídos na 1.ª Instância tiveram um acréscimo médio anual de 4,21%.
A comparação entre a média de crescimento anual das demandas com a evolução média de participação do orçamento do MPMG no orçamento fiscal do Estado revela uma grande diferença. Enquanto a evolução da participação do orçamento do MPMG na estimativa do Estado avança 1,41% por ano, a demanda social tem crescido em média 36,76% na esfera extrajudicial e 4,21% no âmbito judicial. Há um abismo entre situação fiscal e crescimento de reivindicações.
Esse cenário exige da instituição fazer cada vez mais com menos recursos. Por isso, é imprescindível o planejamento do Ministério Público para manutenção do equilíbrio de suas contas. Esse planejamento perpassa a padronização e a otimização das rotinas que sustentam o dia a dia laboral da instituição, de modo a minimizar desperdícios, ineficiências e gargalos que consomem meios. Dessa forma, a otimização dos processos de trabalho contribui com a redução da saída de recursos, sem deixar de fazer frente às crescentes necessidades sociais com eficácia e eficiência. Ademais, a racionalização das rotinas de trabalho propicia a redução de custos operacionais e é uma oportunidade para contornar a situação de restrição orçamentária.
Objetivo |
Tornar a estrutura operacional das unidades da área administrativa do MPMG mais eficiente, por meio da padronização dos fluxos, rotinas, atividades e tarefas, bem como da organização da sua estrutura funcional.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Gestão de Imóveis |
GI-1 - Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GI-1 |
GI-1.3 - Revisão da distribuição dos espaços em razão do dimensionamento da força de trabalho
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI-1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Identificação
PEAD - PROPAD
Área demandante |
Superintendência de Planejamento e Coordenação – SPC
Patrocinador |
Jarbas Soares Junior
Gerente do Projeto |
Anna Flavia Lehman Battaglia
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
A atual conjuntura fiscal de escassez de recursos tem exigido a diminuição de gastos e a otimização na aplicação dos recursos públicos. Por outro lado, essa crise fiscal está desencadeando a deterioração das condições de vida na sociedade, o que pode estar correlacionado ao aumento significativo da demanda social que exige mais esforços de atuação do Ministério Público. Nesse sentido, há duas forças pressionando a instituição em sentidos opostos: uma que exige a redução de gastos e outra que leva à alocação de mais recursos para fazer face às crescentes demandas sociais.
Com relação ao cenário financeiro, a evolução da participação do orçamento aprovado para o MPMG no orçamento fiscal do Estado de Minas Gerais no período de 2010 a 2015, houve crescimento anual de 1,41% da participação do orçamento do MPMG no orçamento fiscal do Estado. Em 2012 e 2014, ocorreu significativa redução na participação do Orçamento aprovado ao MPMG no Orçamento Fiscal do Estado. Aliada a essa limitação na participação orçamentária, a instituição atingiu em 2015 o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
No que tange às demandas sociais, observa-se que o crescimento das demandas judiciais e extrajudiciais não vem sendo acompanhadas pela elevação de recursos orçamentários aplicados no MPMG. Quanto às demandas extrajudiciais, entre 2010 e 2014 houve um crescimento médio anual de 36,76%, ao passo que os feitos judiciais distribuídos na 1ª Instância contaram com um acréscimo médio anual de 4,21%.
Ao compararmos a média de crescimento anual das demandas com a evolução média de participação do orçamento de MPMG no orçamento fiscal do Estado, verifica-se uma grande diferença. Enquanto a evolução da participação do orçamento do MPMG no orçamento do Estado avança 1,41% por ano, a demanda social tem crescido em média 36,76% na esfera extrajudicial e 4,21% no âmbito judicial. Há um abismo entre situação fiscal e o crescimento da demanda.
Esse cenário exige da Instituição fazer cada vez mais com menos recursos. Por isso, é imprescindível o planejamento do Ministério Público para manutenção do equilíbrio de suas contas. Esse planejamento perpassa a padronização e otimização das rotinas que sustentam o dia-a-dia de trabalho da instituição, de modo a minimizar desperdícios, ineficiências e gargalos que consomem recursos. Nesse sentido, a otimização dos processos de trabalho contribui na redução da demanda de recursos, sem deixar de fazer frente às crescentes demandas sociais com eficácia e eficiência. Ademais, a racionalização das rotinas de trabalho propicia a redução de custos operacionais e é uma oportunidade para contornar a situação de restrição orçamentária.
Objetivo |
Tornar a estrutura operacional das promotorias de Justiça mais eficiente, por meio da padronização dos fluxos, rotinas, atividades e tarefas, bem como da organização da sua estrutura funcional.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores | |
Aprendizado e Crescimento |
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Gestão de Imóveis |
GI-1 - Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GI-1 |
GI-1.3 - Revisão da distribuição dos espaços em razão do dimensionamento da força de trabalho
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI-1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Identificação | |
Nome do Projeto |
Portais do MP
Área demandante |
Assessoria de Comunicação Integrada-
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Inácio Muzzi Fonseca
Detalhes do projeto
Em 2012, o portal do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) passou por uma reestruturação, que contemplou a elaboração de uma nova arquitetura de informação juntamente com a aquisição e implementação de ferramenta capaz de suportar todo o processo de organização, publicação e atualização das informações, bem como facilitar a estruturação de conteúdos através de modelos pré-definidos de layout.
Passados cinco anos, é possível constatar que algumas funcionalidades no contexto público (internet) e restrito (intranet) ainda não contemplam formatos que supram todas as necessidades de adequação e padronização desejadas pelo MPMG. Destacam-se a atividade de busca de informações, que exige grandes esforços por parte dos envolvidos, e a existência de múltiplos recursos de acesso, que tornam o processo complexo. Assim se justifica a necessidade de modernização e reestruturação dos portais do MPMG.
Com a atual proposta, pretende-se que o acesso a informações, serviços e notícias disponíveis nos portais de internet e de intranet do MPMG seja feito através de uma interface uniforme e, assim, mais amigável aos diversos públicos, garantindo maior agilidade e favorecendo o compartilhamento entre diferentes setores da Instituição e a comunicação com a sociedade.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Padronizar e organizar o acesso aos serviços e informações disponíveis nos portais de internet e de intranet do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Fortalecer os processos de comunicação e a imagem institucional
Objetivos - Comunicação Social |
CS- 1 - Promover comunicação interna como instrumento de integração institucional
CS- 2 - Promover comunicação ágil e inovadora que dissemine a missão e atividades institucionais
Iniciativas do objetivo CS-1 |
CS-1.1 - Aperfeiçoamento de canais de comunicação
CS-1.2 - Organização de ambientes que permitam a interação e o compartilhamento de conhecimentos CS-1.3 - Divulgação das competências e ações das diversas unidades administrativas
Iniciativas do objetivo CS-2 |
CS-2.2 - Aperfeiçoamento do atendimento ao público externo-
Nome do Projeto |
Procedimento Extrajudicial Eletrônico
Área demandante |
Superintendência dos Órgãos Colegiados – SOC
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Alexandre Carlos Botrel
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
Diante do atual elevado acervo extrajudicial do Ministério Público de Minas Gerais e, considerando a existência de estrutura tecnológica já desenvolvida para implementação do processo judicial eletrônico, bem como os reflexos positivos esperados da substituição do registro dos atos processuais realizados em meio físico por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital, verifica-se oportuno e conveniente a implementação do projeto Procedimento Extrajudicial Eletrônico. Tal projeto propiciaria ainda: Prover informações de fácil acesso sobre os documentos produzidos nos atos procedimentais extrajudiciais; Promover a gradativa substituição do uso de papel em favor dos registros e documentos em meio eletrônico; racionalizar os serviços extrajudiciais com a diminuição da duração do trâmite de processos extrajudiciais, a melhoraria da distribuição de tarefas e de recursos humanos nas Promotorias e unidades do MPMG, a redução de custos do processo de instrução dos feitos extrajudiciais (impressão em papel, toner, correios, espaço físico, hora de trabalho do servidor)..
Objetivo |
Desenvolver, implantar e manter um sistema de informação capaz de reproduzir todo o procedimento extrajudicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processuais realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital..
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores |
Disseminar práticas de governança e gestão em todos os níveis, orientadas para resultados
Aprendizado e Crescimento |
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Identificação
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE-1 - Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE- 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI- 1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Identificação
Realocação de Analistas de Especialidades Diversas
Área demandante |
Superintendência de Recursos Humanos – SRH
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Ana Rachel Brandão Ladeira Roland
Detalhes do projeto
No momento, o MPMG apresenta um déficit de pessoal, especialmente de analistas de especialidades diversas, e demandas de diversas Promotorias e Centros de Apoio Operacional da capital e de algumas comarcas da Região Metropolitana.
A distribuição de analistas de especialidades diversas no MP em Belo Horizonte se apresenta de forma desigual e há decréscimo do quadro atual, por vacâncias em decorrência de exonerações, aposentadoria e falecimento de servidores. Existe hoje uma Central de Apoio Técnico, que conta com quadro de pessoal de analistas especializados, além de algumas poucas Promotorias de Justiça e Centros de Apoio Operacional. Com isso, algumas unidades contam com especialistas nos seus quadros e outras, que também apresentam demandas, não possuem. Atualmente se encontra em vigor a Resolução PGJ nº 05 de 22 de abril de 2020, que em seu artigo 2º veda a nomeação de servidores efetivos.
Objetivo |
Melhor aproveitamento de analistas de especialidades diversas (considerando-se, para tanto, analistas que não sejam da Especialidade Direito e da área de Tecnologia da Informação) nas unidades do MPMG localizadas em Belo Horizonte, tendo em vista as restrições orçamentárias para novas contratações
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores | |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
-
Objetivos - Gestão de Pessoas |
GP - 1 - Promover a cultura da gestão de mudança -
Nome do Projeto |
Identificação
Sistema de Controle de Diárias e Passagens - SCDP
Área demandante |
Superintendência de Finanças – SUF
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Danilo Botelho de Carvalho
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
A proposta da administração superior do Ministério Público de promover atualização permanente de informações e efetividade nos processos que envolvem a tomada de decisão, especialmente em atos que resultem no provimento dos meios necessários ao cumprimento da missão ministerial, exige o alinhamento entre as diversas instâncias gerenciais e de execução e a permanente busca de eficiência pelas áreas meio do Parquet.
Neste contexto, a Procuradoria-Geral de Justiça utiliza sistemas corporativos até certo ponto satisfatórios, que garantem a execução de suas principais rotinas operacionais. Todavia, por outro lado, em alguns casos, não favorecem a disponibilidade de informações gerenciais customizadas, em tempo real e de forma permanente, que permitam visão sistêmica e integrada dos negócios que visam organizar.
É o caso dos processos relacionados a diárias de viagens, os quais requerem, por opiniões quase em consenso entre as instâncias da Procuradoria-Geral de Justiça, a necessidade de revisão. Atualmente, são verificadas falhas e até mesmo defasagem temporal das informações utilizadas nos processos de solicitação, autorização e concessão das diárias, fazendo com que este tipo de despesa, apesar de sua relevante participação nos gastos da Instituição e da existência de um sistema informatizado específico, seja realizado de maneira não condizente com os rigores de controle e alinhamento estratégico que deveriam seguir.
Assim, com vistas a dotar a Procuradoria-Geral de Justiça de um ambiente propício de informações, por meio do qual contemple, de forma integrada, as diversas visões e interesses atinentes às áreas meio e finalística na concessão de diárias, permitindo ainda atingir os propósitos de redução de custos e efetividade neste tipo de gasto, é que se apresenta o Projeto denominado Sistema de Controle de Diárias e Passagens – SCDP. Seu objetivo central é rever todos os fluxos relacionados às despesas com diárias de viagem e decorrentes despesas com locomoção.
A revisão contemplará desde os instrumentos normativos até o sistema informatizado propriamente dito, cuja atualização tem se mostrado extremamente necessária.
Sem os resultados esperados com o referido Projeto, a Procuradoria-Geral de Justiça permanecerá com processos personificados de escolhas e concessões, com capacidade operacional para controle e execução extremamente onerosa, em que o fornecimento de dados gerenciais é de difícil obtenção e extemporâneo e, portanto, não condizente com os propósitos da atual administração, conforme ressaltado acima.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Aperfeiçoar o Sistema de Concessão e Controle de Diárias e Passagens do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com revisão do fluxo de funcionamento e regras dos negócios..
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
CI- 1 - Estimular a adoção de boas práticas identificadas em processos internos
Iniciativas do objetivo CI-1 |
CI-1.1 - Criação de trilhas de controle prévio para os processos críticos
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE-1 - Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE- 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Gestão Orçamentária |
GO-1 - Promover uma gestão financeira e orçamentária eficiente
Iniciativas do objetivo GO-1 |
GO- 1.1 - Implementação de gestão por centro de custo-
Identificação
Sistema de Fiscalização Eletrônica do Procon-MG
Procon-MG
Marcio Gomes de Souza
Isabella Salvino Ottoni
Detalhes do projeto
O Procon-MG, órgão de administração do Ministério Público, vinculado diretamente à Procuradoria-Geral de Justiça, exerce a coordenação da política do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, cabendo-lhe, entre outras atribuições, fiscalizar as relações de consumo e aplicar as sanções e penalidades administrativas previstas na Lei Federal nº 8.078, de 11.09.1990, e em outras normas pertinentes à defesa do consumidor.
Atualmente, a fiscalização é efetuada por agentes fiscais, oficialmente credenciados, designados entre os servidores do Ministério Público lotados nas Promotorias de Justiça que atuam na Defesa do Consumidor da capital e do Interior, conforme o disposto na Resolução PGJ nº 11/2011.
Os fiscais vão a campo com um formulário impresso, referente ao tipo de estabelecimento a ser fiscalizado, a maioria em formato de check-list (listas de verificação), que são preenchidos manualmente no momento da fiscalização (http://www.mpmg.mp.br/areas-de-atuacao/defesa-do-cidadao/consumidor/fiscalizacao/formularios-de-fiscalizacao/formularios-de-fiscalizacao.htm).
Após o preenchimento dos formulários, ocorre a lavratura do auto, também de forma manuscrita, utilizando-se de papel carbono, sendo a 2ª (segunda) via entregue ao fiscalizado, o original ao promotor solicitante e uma cópia arquivada no setor.
Finalizada a fiscalização, é feito o registro manual das informações (como por exemplo, o fornecedor fiscalizado, a área/segmento, a data da fiscalização, o número do auto lavrado, o resultado da fiscalização, se constatação, autuação, apreensão, coleta...) no Sistema de Apoio ao Procon-MG (SAP). Porém esse sistema não atende os municípios do interior do Estado e possui algumas falhas na recuperação de dados, o que não permite obtenção de dados estatísticos imediatos e confiáveis, de acordo com a responsável pela Divisão de Fiscalização.
Assim, espera-se como resultado deste Projeto a automatização de toda a rotina de trabalho que envolve o ato fiscalizatório, gerando celeridade a eficiência a todo o procedimento.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Implantar Sistema Eletrônico de Fiscalização, gerando maior celeridade e eficiência na lavratura dos autos, a partir da padronização de procedimentos via aplicativo e utilização de dispositivos móveis.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
GE-1 - Desenvolver cultura de inovação
GE-1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
TI-1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Sistema de Gestão de Adiantamentos Diversos - SIGADD
Área demandante |
Superintendência de Finanças – SUF
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Danilo Botelho de Carvalho
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
Os procedimentos de concessão de adiantamentos diversos no âmbito da Instituição são executados de forma manual com formulários elaborados em editores de texto e com controles em planilhas eletrônicas.
A prestação de contas é encaminhada para DCON em duas etapas. Na primeira etapa, há o envio prévio dos documentos através de fax ou e-mail; na segunda etapa, são encaminhados via Correios os documentos originais para análise e conferência da DCON. Ao final do processo, todos os documentos são arquivados na Diretoria de Contabilidade.
Todo este caminho manual torna o processo bastante moroso aumentando o custo do controle e ainda o não atendimento às normas estabelecida pelo CNMP.
Em atendimento às normas estabelecidas na Resolução CNMP nº 86/2012, que determina a identificação individualizada de cada gasto, com justificativa suscinta, para publicação no Portal da Transparência do MPMG e a Lei de Acesso à Informação, torna-se necessário a criação de processos automatizados de solicitação de adiantamentos diversos, incluindo Despesa Miúda de Pronto Pagamento, Prestação de Contas, incorporando a digitalização de comprovantes da despesa e documentos de devolução de saldo não utilizado, todos originais.
Além de atendimento aos dispositivos legais é premente a necessidade de aprimorar e agilizar a gestão orçamentária e financeira com ferramentas de informática próprias, capaz de fornecer relatórios estruturados e consultas gerenciais globais e individualizadas, automatizando o processo e acelerando as informações. O aprimoramento dos processos de pagamentos das unidades envolvidas, com integração à realidade das ferramentas de comunicação disponibilizadas pelo atual quadro de desenvolvimento tecnológico implicará em redução do tempo gasto pelos servidores e do consumo desnecessário de materiais.
Objetivo |
Racionalizar e informatizar a Gestão dos Adiantamentos Diversos da PGJ
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Identificação
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Objetivos - Controle Interno Gestão Estratégica |
CI -1 - Estimular a adoção de boas práticas identificadas em processos internos
Iniciativas do objetivo CI-1 |
CI -1.1 - Criação de trilhas de controle prévio para os processos críticos
Objetivos - Gestão Estratégica |
GE -1 - Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE -1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Identificação | |
Nome do Projeto |
TV Corporativa
Área demandante |
Assessoria de Comunicação Integrada - ASSCOM
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Inácio Muzzi Fonseca
Detalhes do projeto
Atualmente, há uma limitação de canais de comunicação interna utilizados pela instituição, sendo eles: e-lista, intranet e lista de transmissão. Tais meios mostram-se insuficientes para informar o público-alvo de maneira efetiva, seja por serem pouco acessados ou visualizados pelos usuários, seja pelo volume de informações que são disparadas em cada um deles.
Ainda, esses meios dependem de um cadastro prévio do público de interesse (criação de grupos de email, e-lista, whatsapp). Ou seja, dependem da intervenção das áreas de TI, da Comunicação e, até mesmo, da iniciativa do próprio integrante da instituição, que deve, por exemplo, pedir para ser incluído em determinadas listas de transmissão.
Outros recursos de comunicação também usados são as mensagens afixadas nos quadros de aviso e nos elevadores. Contudo, oferecer um sistema audiovisual, que estimula o interlocutor através da audição e da visão, torna-se importante, na medida em que, com tal sistema, os níveis de absorção, apreensão e retenção das informações aumentam, uma vez que haverá continuidade na sua divulgação e maior exposição do receptor a eles, ou seja, haverá um ganho de constância e alta frequência de impactação. Ressalta-se que, em outros canais (e-mail, intranet, whatsapp), o interlocutor é exposto apenas uma vez ao texto e dificilmente voltará a lê-lo.
Por fim, o posicionamento estratégico das TVs/totens em locais de grande circulação de pessoas permitirá que a mensagem se propague com mais frequência e atinja um público maior em menor tempo.
Objetivo |
Garantir mais eficiência e rapidez à comunicação institucional, a partir da regularidade, continuidade, distribuição estratégica das informações e diversificação dos locais em que elas serão difundidas..
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores | |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Fortalecer os processos de comunicação e a imagem institucional
Objetivos – Comunicação Social |
CS -1 - Promover comunicação interna como instrumento de integração institucional
CS- 2 - Promover comunicação ágil e inovadora que dissemine a missão e atividades institucionais -
Iniciativas do objetivo CS -1 |
CS - 1.1 - Aperfeiçoamento de canais de comunicação
CS - 1.2 - Organização de ambientes que permitam a interação e o compartilhamento de conhecimentos CS - 1.3 - Divulgação das competências e ações das diversas unidades administrativas
Iniciativas do objetivo CS-2 |
CS - 2.1 - Implantação de atividade especializada em comunicação digital
Identificação
Viver Muito Além do MP
CAO-Idosos e Pessoas com Deficiência
Marcio Gomes de Souza
Vânia Samira Doro Pereira Pinto
Detalhes do projeto
O presente projeto justifica-se na importância de fomentar e subsidiar, no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais, a criação de política institucional e programa relacionados à preparação de membros e servidores para a aposentação.
Ora, conforme sabido são diretrizes da política do idoso o estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento e o apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento. Da mesma forma, é da competência do Poder Público criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento (arts. 10, IV, c, da Lei 8.842/1994 e 5º, IV, c, da Lei 12.666/1997). Ademais, é necessária a consolidação, no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais, de uma política permanente de aperfeiçoamento dos mecanismos de promoção dos direitos dos idosos, inclusive e especialmente, no que diz respeito à indução, fomento e fiscalização das políticas púbicas previstas nos respectivos planos nacional e estadual.
Portanto, justificada a necessidade de incentivar a elaboração, no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais, de programa de preparação de membros e servidores para a aposentadoria (arts. 2º, II e XXIV, da Resolução PGJ nº 9, de 19 de fevereiro de 2021)..
Criação de proposta de política e/ou programa institucional de aperfeiçoamento dos mecanismos de preparação dos membros e servidores para a aposentação.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Garantir a transversalidade dos direitos fundamentais em toda atividade ministerial: equivale à conservação do zelo aos direitos humanos e sociais independentemente da área de atuação.
Promover a gestão por competências e a qualidade de vida no trabalho: abrange a gestão por competência em seus diversos aspectos (seleção, capacitação, desempenho), bem como mantém foco na promoção da saúde e bem-estar do indivíduo-
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
GP-2 - Instituir política de gestão de pessoas
GP-2.2 - Promoção da qualidade de vida no trabalho -
Identificação
Programa Decisão Orientada Por Dados
Nome do Projeto |
Formulário eletrônico de entrevista inicial - PROEVI
Área demandante |
Coordenadoria de Planejamento Institucional - COPLI
Patrocinador |
Rafael Henrique Martins Fernandes
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Anna Flavia Lehman Battaglia
Justificativa |
Na entrevista inicial para participação no PROEVI, um formulário é preenchido manualmente. São coletados vários dados como caracterização dos participantes e dados a respeito do atendimento, como data e duração.
A automação do questionário possibilitará a possibilidade de visualização de estatísticas a respeito desses atendimentos com a eliminação da etapa, que muitas vezes não pode ser feita, por falta de tempo, de digitação dos dados do questionário preenchido manualmente.
A automação fará com os dados fiquem estruturados em forma de planilha, o que permitirá a criação de painéis de consulta e visualização de todos os questionários, bem como das estatísticas de interesse.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Subsidiar o Programa com método mais ágil e confiável para coleta, armazenamento e visualização de dados coletados na entrevista inicial.
Resultados para a Sociedade |
Intensificar o diálogo com a sociedade e fomentar a solução pacífica de conflitos
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos – Comunicação Social |
CS-2- Promover comunicação ágil e inovadora que dissemine a missão e atividades institucionais
Iniciativas do objetivo CS-2 |
CS-2.2- Aperfeiçoamento do atendimento ao público externo
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI-1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Identificação
Painel de acompanhamento - Chefia de Gabinete.
Área demandante |
Coordenadoria de Planejamento Institucional
Patrocinador |
Rafael Henrique Martins Fernandes
Anna Flavia Lehman Battaglia
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
No processo de implantação do PEAD na Chefia de Gabinete, verificou-se a necessidade de organização e apresentação, em um único local, dos dados funcionais de membros, servidores e estagiários das diversas Comarcas.
Os dados existentes estão dispersos em diversas fontes e, atualmente, não podem ser visualizados de uma só vez, dificultando comparações e outras análises.
A execução do projeto proporcionará à Unidade melhor organização e visualização dos dados existentes, permitindo a identificação de problemas e de possíveis soluções.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Subsidiar o processo de tomada de decisão da Chefia de Gabinete tornando a análise de dados mais acessível e interativa.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos – Controle Interno |
CI-1- Estimular a adoção de boas práticas identificadas em processos internos
Iniciativas do objetivo CI-1 |
CI-1.1- Criação de trilhas de controle prévio para os processos críticos
Objetivos – Gestão Estratégica |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE-1.2- Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Nome do Projeto |
Painel de Visualização - Atendimento da Comunicação aos Membros do MPMG
Área demandante |
Coordenadoria de Planejamento Institucional - COPLI
Patrocinador |
Rafael Henrique Martins Fernandes
Gerente do Projeto |
Anna Flavia Lehman Battaglia
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
A Superintendência de Comunicação Integrada realizou, no período de 22.02.2021 a 09.04.2021, pesquisa com os membros do MPMG a fim de conhecer as opiniões e as necessidades relacionadas aos serviços prestados pela SCI.
Os dados obtidos por meio da pesquisa precisam ser organizados, agrupados, cruzados e apresentados em formato que permita melhor análise e interpretação.
A execução do projeto possibilitará melhor análise dos dados obtidos e a construção de conclusões a respeito da percepção dos membros sobre serviços prestados e de propostas de melhoria.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Tornar acessível a análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de atendimento da comunicação aos Membros do MPMG realizada no período de 22.02.2021 a 09.04.2021..
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Fortalecer os processos de comunicação e a imagem institucional
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos – Comunicação Social |
CS-1- Promover comunicação interna como instrumento de integração institucional -
Identificação
CS-1.1- Aperfeiçoamento de canais de comunicação
Objetivos – Controle Interno |
CI-1- Estimular a adoção de boas práticas identificadas em processos internos
Iniciativas do objetivo CI-1 |
-
Programa Logística Sustentável
Identificação | |
Nome do Projeto |
Cesta de Materiais - Implementação do almoxarifado virtual
Área demandante |
Superintendência de Logística e Serviços - SLS
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Aline Laia Cardozo
Justificativa |
Necessidade de se repensar a existência de um centro de armazenamento e de distribuição de itens em BH para fornecimento para todas as unidades em MG, considerando a extensa faixa territorial do estado e o alto custo com o transporte. Ademais existe uma papelaria e um supermercado em cada uma das unidades da PGJ.
O estoque de produtos é físico e demanda capacitação constante de colaboradores (logística first in, first out e armazenamento correto). Produtos que exigem um acondicionamento ideal e o controle quanto ao prazo de validade são diretamente impactos com mudanças de contexto. Planejamento de compra e estoque é baseado na demanda média mensal e na manutenção do estoque de segurança. Mudança no cenário, como está acontecendo com a implementação de home office, impacta imediatamente no consumo e fornecimento de alguns bens.
A implementação do almoxarifado virtual reduzirá o custo da cadeia de suprimento, que envolve compra, armazenamento, separação e distribuição de bens de consumo. Um dos objetivos da Agenda 2030 da
ONU é a construção de infraestruturas resilientes que promoção a industrialização sustentável e fomente a inovação. Diante das mudanças ocasionadas pelo Covid-19, o MPMG necessita estar preparado e capacitado para se adequar às mudanças que possam ocorrer e impactar o fornecimento desses bens.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Implementar as cestas de materiais (itens de consumo, materiais de higiene pessoal e itens antissépticos para combate ao Covid-19) como projeto piloto e, por fim, implementar o almoxarifado virtual.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Zelar pela sustentabilidade em toda forma de atuação
Aprendizado e Crescimento |
Assegurar a disponibilidade e a aplicação eficiente dos recursos orçamentários Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos - Gestão Orçamentária |
GO-1- Promover uma gestão financeira e orçamentária eficiente
Iniciativas do objetivo GO-1 |
GO-1.1- Implementação de gestão por centro de custo
Objetivos – Gestão Estratégica |
GE-1- Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE-1.2- Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Gestão de Imóveis |
GI-1- Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GI-1 |
GI-1.3- Revisão da distribuição dos espaços em razão do dimensionamento da força de trabalho
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1- Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
TI-1.1- Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Identificação | |
Nome do Projeto |
E-Carta/ AR Digital
Área demandante |
Superintendência de Logística e Serviços - SLS
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Aline Laia Cardozo
Justificativa |
É uma solução de captação eletrônica dos dados da mensagem que depois são processados para o meio físico. Atende na produção e distribuição de documentos oficiais, que exigem sigilo no processamento do conteúdo com possibilidade de comprovação da entrega no destino. Permite a integração entre os Correios e o Judiciário estabelecendo uma comunicação formal entre entidades, órgãos, empresas e cidadãos no decorrer de processos judiciais.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Permitir o envio de correspondência com ou sem Aviso de Recebimento online, através de sistema dos Correios, ao invés da carta impressa..
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Zelar pela sustentabilidade em toda forma de atuação
Aprendizado e Crescimento |
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos - Gestão de Imóveis |
GI-1- Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GI-1 |
GI-1.3- Revisão da distribuição dos espaços em razão do dimensionamento da força de trabalho
Objetivos – Gestão Estratégica |
GE -1 - Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE -1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Gestão Orçamentária |
GO -1 - Promover uma gestão financeira e orçamentária eficiente
Iniciativas do objetivo GO-1 |
GO-1.1 - Implementação de gestão por centro de custo
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI -1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI -1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Identificação | |
Nome do Projeto |
ORBIS
Área demandante |
Superintendência de Logística e Serviços - SLS
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Aline Laia Cardozo
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais cresceu muito nos últimos anos tanto em atribuições quanto em pessoal e infraestrutura para atendimento às diversas novas demandas. Isso implicou em aquisições e locações de inúmeros imóveis e em rápido crescimento das despesas diretas e indiretas correspondentes a essa estrutura. Entretanto, verifica-se que com o advento da tecnologia que possibilita a realização do trabalho remoto e de teleconferências, assim como o armazenamento dos documentos e dados em nuvem, a modernização da forma de trabalho do MPMG tornou-se necessária e possível. E uma das formas de modernização é o compartilhamento de espaços de trabalho que traria integração entre as equipes e a diminuição para a instituição de todos os custos relacionados à manutenção da infraestrutura atual.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Implantar sistemas de compartilhamento de espaços de trabalho no MPMG (coworking).
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada
Objetivos - Gestão de Imóveis |
GI-1- Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GI-1 |
GI - 1.1 - Compartilhamento de ambientes (salas de reuniões, copas, etc.)
GI - 1.3- Revisão da distribuição dos espaços em razão do dimensionamento da força de trabalho
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI-1- Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI-1.1- Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Identificação
Plano de Logística Sustentável
Área demandante |
Superintendência de Logística e Serviços – SLS
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Aline Laia Cardozo
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Implantar o Plano de Logística Sustentável no MPMG.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Zelar pela sustentabilidade em toda forma de atuação
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas |
Objetivos - Gestão Logística e Serviços |
GLS - 1 - Integrar fluxos de solicitação de material com fluxos de serviços de manutenção GLS - 2 - Adotar objetivos de desenvolvimento sustentável na gestão logística e serviços
GLS - 1.1 - Monitoramento e análise das demandas e do consumo das áreas solicitantes em relação a materiais e serviços
Iniciativas do objetivo GLS-2 |
GLS - 2.2 - Otimização de prazos e custos na logística de bens e transporte de pessoas
Nome do Projeto |
Identificação
Protocolo Digital
Área demandante |
Superintendência de Logística e Serviços - SLS
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Aline Laia Cardozo
Justificativa |
Necessidade de substituir o SCDP e atualizar o processo de protocolo dos documentos.
Objetivo |
Atualizar o processo de protocolo, permitindo melhor controle e triagem dos documentos.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade | |
Processos Integradores | |
Aprendizado e Crescimento |
Prover soluções tecnológicas integradas e inovadoras
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
CI - 1 - Estimular a adoção de boas práticas identificadas em processos internos
Iniciativas do objetivo GE-1 |
-
Objetivos – Gestão Estratégica |
GE -1 - Desenvolver cultura de inovação
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GE - 1.2 - Automatização dos processos de trabalho racionalizados
Objetivos - Tecnologia da Informação |
TI -1 - Aprimorar os sistemas de informação com tecnologias inovadoras e disruptivas
Iniciativas do objetivo TI-1 |
TI - 1.1 - Desenvolvimento e utilização de ferramentas integradoras de inteligência artificial
Nome do Projeto |
Identificação
Reutilizar - Destinação de itens sem saída com estoque no galpão
Área demandante |
Superintendência de Logística e Serviços - SLS
Patrocinador |
Clarissa Duarte Belloni
Gerente do Projeto |
Aline Laia Cardozo
Detalhes do projeto
A DIMAT encontra-se com diversos itens "sem saída" no galpão de consumo. Pensando na agenda 2030 e no desenvolvimento sustentável, diversos desses itens podem ter utilização diversa daquela inicialmente adquirida, com criatividade e divulgação de novas ideias. Este projeto permitirá a liberação de espaço no galpão, a movimentação/destinação do dinheiro já gasto com o item pelo MPMG; a divulgação de boas práticas pelos servidores e o consumo consciente dos itens.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Dar nova destinação aos itens "sem saída" na DIMAT e liberar os espaços nos galpões. Divulgar os itens que precisam ser consumidos e novas formas de utilizá-los no ambiente de trabalho, o que permitirá uma otimização de custos para a PGJ e o desenvolvimento sustentável (agenda 2030). A médio prazo, os usuários dos bens auxiliarão a DIMAT no consumo de itens-chave para evitar desperdício, interrupção da aquisição ou reutilização.
Resultados para a Sociedade |
Processos Integradores |
Zelar pela sustentabilidade em toda forma de atuação
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
Estabelecer gestão administrativa compartilhada e padronizada
Objetivos – Controle Interno |
CI -1 - Estimular a adoção de boas práticas identificadas em processos internos
Iniciativas do objetivo CI-1 |
CI -1.1 - Criação de trilhas de controle prévio para os processos críticos
Objetivos – Gestão de Imóveis |
GI -1 - Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GI-1 |
-
Objetivos – Gestão Logística e Serviços |
GLS -2 - Adotar objetivos de desenvolvimento sustentável na gestão de logística e serviços
Iniciativas do objetivo GLS-1 |
GLS -2.2 - Otimização de prazos e custos na logística de bens e transporte de pessoas
PROGRAMA SEDES
Identificação | |
Nome do Projeto |
Sede Própria de Curvelo
Área demandante |
Superintendência de Engenharia e Arquitetura – SEA -
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Júlio Gomes do Val
Justificativa |
Necessidade de melhoria das instalações do Ministério Público na Comarca de Curvelo, garantindo espaço suficiente para as Promotorias de Justiça, visando à funcionalidade e à prestação de serviços com qualidade.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Construir sede própria das Promotorias de Justiça de Curvelo.
Resultados para a Sociedade |
-
Processos Integradores |
-
Aprendizado e Crescimento |
-
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
GI -1 - Mudar ambientes como fator de eficiência
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GI - 1.1 - Compartilhamento de ambientes (salas de reuniões, copas, etc.)
Identificação | |
Nome do Projeto |
Sede Própria de Governador Valadares
Área demandante |
Superintendência de Engenharia e Arquitetura – SEA -
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Júlio Gomes do Val
Justificativa |
Necessidade de melhoria das instalações do Ministério Público na Comarca de Governador Valadares, garantindo espaço suficiente para as Promotorias de Justiça, visando à funcionalidade e à prestação de serviços com qualidade.
Objetivo |
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos
Construir sede própria das Promotorias de Justiça de Governador Valadares
Resultados para a Sociedade |
-
Processos Integradores |
-
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
-
Objetivos – Gestão de Imóveis |
GI -1 - Mudar ambientes como fator de eficiência -
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GI - 1.1 - Compartilhamento de ambientes (salas de reuniões, copas, etc.)
Identificação | |
Nome do Projeto |
Sede Própria de Juiz de Fora
Área demandante |
Superintendência de Engenharia e Arquitetura – SEA -
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Júlio Gomes do Val
Justificativa |
Necessidade de melhoria das instalações do Ministério Público na Comarca de Juiz de Fora, garantindo espaço suficiente para as Promotorias de Justiça, visando à funcionalidade e à prestação de serviços com qualidade.
Objetivo |
Construir sede própria das Promotorias de Justiça de Juiz de Fora.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade |
-
-
Aprendizado e Crescimento |
-
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas | |
Objetivos – Gestão de Imóveis |
GI -1 - Mudar ambientes como fator de eficiência -
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GI - 1.1 - Compartilhamento de ambientes (salas de reuniões, copas, etc.)
Nome do Projeto |
Identificação
Sede Própria de Patos de Minas
Área demandante |
Superintendência de Engenharia e Arquitetura – SEA -
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Detalhes do projeto
Júlio Gomes do Val
Justificativa |
Necessidade de melhoria das instalações do Ministério Público na Comarca de Patos de Minas, garantindo espaço suficiente para as Promotorias de Justiça, visando à funcionalidade e à prestação de serviços com qualidade.
Objetivo |
Construir sede própria das Promotorias de Justiça de Pato de Minas.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade |
-
Processos Integradores |
-
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
-
Objetivos – Gestão de Imóveis |
GI -1 - Mudar ambientes como fator de eficiência -
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GI - 1.1 - Compartilhamento de ambientes (salas de reuniões, copas, etc.)
Nome do Projeto |
Identificação
Sede Própria de Ribeirão das Neves
Área demandante |
Superintendência de Engenharia e Arquitetura – SEA -
Patrocinador |
Marcio Gomes de Souza
Gerente do Projeto |
Júlio Gomes do Val
Detalhes do projeto | |
Justificativa |
Necessidade de melhoria das instalações do Ministério Público na Comarca de Ribeirão das Neves, garantindo espaço suficiente para as Promotorias de Justiça, visando à funcionalidade e à prestação de serviços com qualidade.
Objetivo |
Construir sede própria das Promotorias de Justiça de Ribeirão das Neves.
Alinhamento Estratégico - Macro-objetivos | |
Resultados para a Sociedade |
-
Processos Integradores |
-
Aprendizado e Crescimento |
Alinhamento Estratégico - Objetivos e iniciativas
-
Objetivos – Gestão de Imóveis |
GI -1 - Mudar ambientes como fator de eficiência -
Iniciativas do objetivo GE-1 |
GI - 1.1 - Compartilhamento de ambientes (salas de reuniões, copas, etc.)