Relatório de
Acompanhamento
2024
3
© 2024. Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Coordenadoria de Planejamento Institucional do Ministério Público (COPLI)
Rua Dias Adorno, 367 - 7º andar - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG - CEP 30170-916
Fone: (31) 3330-9928
Fax: (31) 3330-9931
Portal: http://www.mpmg.mp.br/conheca-o-mpmg/planejamento-institucional/
e-mail: planejamento@mpmg.mp.br
Patrocinador do Plano Geral de Atuação - Área-Meio (PGA-Administrativo), revisão 2024:
Procurador-Geral de Justiça Adjunto Administrativo
Procurador de Justiça Márcio Gomes de Souza
Gerente do Plano Geral de Atuação - Área-Meio (PGA-Administrativo), revisão 2024:
Coordenador de Planejamento Institucional
Promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes
Elaboração:
Diretoria de Planos, Projetos e Programas Institucionais - DPIN
Ficha Técnica
Capa e Projeto gráfico:
Assessoria de Comunicação Integrada - ASSCOM
4
APRESENTAÇÃO
Com o objetivo de tornar mais ágil e transparente o acompanhamento e a execução das
atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico, o programa OKResultados introduziu
a metodologia OKR (Objetivos e Resultados-chave) na execução do Plano Geral de Atuação
Área Meio (PGA Administrativo).
OKR é uma ferramenta que mescla gestão por metas e gestão ágil e sustenta a conversão
de objetivos estratégicos institucionais em resultados operacionais mensuráveis. Por meio
dela, é possível medir o progresso dos objetivos tendo como referência os resultados
atingidos em curtos intervalos de tempo.
Com a adoção da metodologia de gestão por OKRs, cujos ciclos são trimestrais, o PGA
Administrativo passa a ser composto pelos Objetivos e Resultados-chave estabelecidos ao
longo dos quatro trimestres do ano.
A Coordenadoria de Planejamento Institucional presta suporte aos times responsáveis por
OKRs e monitora a execução do Programa OKResutados, identificando e analisando a
assimilação da nova metodologia e o valor que tem agregado à geração de inovações no
âmbito da atividade-meio no MPMG.
Além disso, as informações sobre o desempenho dos times e de seus OKRs podem ser
visualizadas em painel de B.I. acessível a toda Instituição e ao público externo.
5
SUMÁRIO
1-METODOLOGIA................................................................................................
7
1.1-ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.......................................................
7
2-ANÁLISE DE DESEMPENHO ...................... ......................................................... ..
9
2.1-DESEMPENHO DO PROGRAMA OKRESULTADOS.................................
9
2.2-DESEMPENHO DOS OBJETIVOS.................................................................
11
2.3-DESEMPENHO DOS RESULTADOS-CHAVE................................................
12
2.4-DESEMPENHO DOS TIMES INTEGRANTES DO PROGRAMA.....................
15
3-ANÁLISE DO PROGRAMA OKRESULTADOS.................................................
37
6
METODOLOGIA
1.1 ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
O Relatório de Acompanhamento do PGA Administrativo 2024 foi elaborado a partir dos
registros do progresso dos times em relação aos resultados-chave (KRs) estabelecidos,
assim como dos registros de realização de reuniões periódicas de acompanhamento de
OKRs (reuniões de check-in). Tais registros foram efetuados diretamente pelos times
responsáveis pelos OKRs no Aplicativo Águias do MP - Brasil, plataforma de gerenciamento
de Objetivos e Resultados-chaves adotada pelo MPMG, após cessão do MPMS. A análise
de desempenho de cada OKR constante deste relatório considerou a definição padrão de
desempenho determinada pelo aplicativo.
Seguem os critérios adotados para aplicação do Farol de Desempenho dos OKRs:
STATUS
% DE ALCANCE DA META
Importa dizer que o status (farol) de cada objetivo é calculado considerando a média
aritmética simples dos resultados dos KRs a ele vinculados. Da mesma forma, para times
que possuem mais de um objetivo, o desempenho global é calculado levando-se em conta
a média aritmética simples dos resultados obtidos por cada objetivo. o resultado
institucional de cada ciclo equivale à média aritmética simples do resultado final dos KRs
pactuados para o período.
7
A fim de contribuir para o sucesso da implementação da metodologia de gestão por OKRs
no MPMG, cientes de que toda mudança organizacional passa por um processo de
adaptação até se tornar madura e consolidada, ao final do relatório é apresentada avaliação
sucinta do desempenho do Programa OKResultados, considerando cada ciclo de gestão por
OKR na Instituição. 
ANÁLISE DE DESEMPENHO
2.1 DESEMPENHO DO PROGRAMA OKRESULTADOS PGA ADMINISTRATIVO 2024
O Plano Geral de Atuação Administrativo 2024 é composto por quatro ciclos trimestrais de gestão por OKR. As tabelas abaixo
apresentam os principais indicadores de desempenho do Programa OKResultados por ciclo de gestão. Nota-se que o resultado
institucional, indicador que considera a média aritmética simples dos resultados alcançados pelos Resultados-chave pactuados no
ciclo, foi gradualmente piorando ao longo dos 3 primeiros ciclos, com pequena melhora no 4º ciclo, se comparado com o resultado
do trimestre anterior.
No que se refere ao quantitativo de times participantes, dos 12 times que deram início ao programa, 1 deles não participou do e
do 4º ciclo. O time que deu início à participação do programa no 2º ciclo, participou também do 3º, mas não participou do 4º ciclo.
Com relação aos objetivos a serem atingidos, houve pouca variação no quantitativo definido para cada ciclo, resultando a amplitude
(diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de número) em apenas 4. O mesmo não se pode afirmar para a dispersão
do quantitativo de reuniões de check-in registradas por ciclo durante o ano, resultando a amplitude em 74.
1º Ciclo de Gestão por OKR 08/01 a 31/03/2024
9
Times
participantes
Objetivos
pactuados
Resultados-
chave
pactuados
Reuniões de
check-in
Pessoas
envolvidas
Objetivos com
resultados a
partir de 70%
Resultado
institucional
12
26
65
39
54
13
75,2%
2º Ciclo de Gestão por OKR 01/04 a 30/06/2024
Times
participantes
Objetivos
pactuados
Resultados-
chave
pactuados
Reuniões de
check-in
Pessoas
envolvidas
Objetivos com
resultados a
partir de 70%
Resultado
institucional
13
25
51
105
71
13
69,8%
3º Ciclo de Gestão por OKR 01/07 a 30/09/2024
10
Times
participantes
Objetivos
pactuados
Resultados-
chave
pactuados
Reuniões de
check-in
Pessoas
envolvidas
Objetivos com
resultados a
partir de 70%
Resultado
institucional
12
28
71
61
62
11
55,5%
4º Ciclo de Gestão por OKR 01/10 a 31/12/2024
Times
participantes
Objetivos
pactuados
Resultados-
chave
pactuados
Reuniões de
check-in
Pessoas
envolvidas
Objetivos com
resultados a
partir de 70%
Resultado
institucional
11
24
62
31
38
10
64,7%
2.2 DESEMPENHO DOS OBJETIVOS
Com relação ao quantitativo de objetivos a serem alcançados pelos times participantes do
Programa OKResultados, nos 1º e 2º ciclos, 50% ou mais dos times optaram por trabalhar
apenas 1 objetivo. no ciclo, mais da metade dos times perseguiram 2 ou 3 objetivos.
No último ciclo, o número de times que definiram 2 ou 3 objetivos foi maior, mas com pouca
diferença para o número de times que optaram por trabalhar apenas 1 objetivo.
Importa dizer que, embora a metodologia de OKRs preconize a definição de objetivos e
Resultados-chave por ciclo trimestral, não imposição de que o objetivo seja alcançado
em apenas um ciclo. Assim, muitos dos objetivos foram trabalhados em mais de um ciclo de
gestão por OKR.
Verifica-se, conforme gráfico abaixo, que 9 times trabalharam no máximo 3 objetivos ao
longo dos 4 trimestres, representando quase 70% dos times participantes.
6
8
3
4
3
3
7
5
3
2
2
2
0 2 4 6 8 10 12 14
CICLO
CICLO
CICLO
CICLO
QUANTIDADE DE TIMES
OBJETIVOS PERSEGUIDOS PELOS TIMES EM CADA CICLO
1 Objetivo 2 ou 3 Objetivos 4 ou mais Objetivos
12
No que tange ao resultado alcançado no cumprimento dos objetivos propostos, verifica-se
crescimento de objetivos com resultado abaixo de 30% ao longo da execução dos três
primeiros ciclos de gestão por OKR. Já a quantidade de objetivos com resultado a partir de
30% e abaixo de 70% teve redução a partir do 2º ciclo e se manteve nos ciclos seguintes.
2
1
3 3 3
1
3
2
4
1
9
4
7
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
OBJETIVOS PERSEGUIDOS POR CADA TIME EM 2024
13
12
11
10
10
6
6
6
3
6
11
8
0 2 4 6 8 10 12 14
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
QUANTIDADE DE OBJETIVOS
OBJETIVOS - RESULTADO ALCANÇADO POR CICLO
abaixo de 30% a partir de 30% e abaixo de 70% a partir de 70%
13
2.3- DESEMPENHO DOS RESULTADOS-CHAVE
Analisando o desempenho dos resultados-chaves trabalhados no primeiro ano do Programa
OKResultados, verifica-se que nos 4 ciclos de gestão o número de Resultados-chave (KRs)
com performance a partir de 70% (farol verde) foi superior. No entanto, no ciclo,
diferentemente dos demais, o total de KRs com resultado satisfatório (farol verde) foi menor
que o total de KRs com resultado abaixo de 70% (soma KRs com faróis amarelo e vermelho).
Importante destacar que o ciclo foi o trimestre com maior número de KRs a serem
alcançados, o que pode ter contribuído para o resultado.
41
32
29
36
6
5
17
7
18
14
25
19
0 5 10 15 20 25 30 35 40 45
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
QUANTIDADE DE KRS
KRS - RESULTADO ALCANÇADO POR CICLO
abaixo de 30% a partir de 30% e abaixo de 70% a partir de 70%
14
O gráfico abaixo demonstra queda acentuada do quantitativo percentual de KRs com
resultados a partir de 70% no 3º ciclo de gestão por OKR. Nos 1º e 2º ciclos, 63% dos KRs
obtiveram resultado de 70% ou mais com relação à meta a ser alcançada. no ciclo,
apenas 41% dos KRs pactuados atingiram resultado a partir de 70%. No último ciclo do ano,
o percentual de KRs com resultado satisfatório se elevou, chegando a 58% dos KRs
pactuados, aproximando-se do resultado obtido nos 1º e 2º ciclos.
63%
62,50%
41%
58%
9%
10%
24%
11,30%
28%
27,50%
35%
30,70%
0%
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
1º CICLO 2º CICLO 3º CICLO 4º CICLO
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DOS RESULTADOS
ALCANÇADOS PELOS KRS EM CADA CICLO
a partir de 70% a partir de 30% e abaixo de 70% abaixo de 30%
15
2.4 - DESEMPENHO DOS TIMES INTEGRANTES DO PROGRAMA
Check-ins
A tabela abaixo mostra o número de check-ins realizados por time em cada ciclo de gestão
por OKR. O ciclo teve registro de quase 3 vezes mais reuniões de check-in que o 1º ciclo,
com times realizando número maior de reuniões do que preconiza a metodologia. Por sua
vez, o ciclo apresentou o menor número de check-ins registrados no aplicativo, com
destaque para cinco times que não registraram 1 reunião no período.
REUNIÕES DE CHECK-IN
TIME
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
Assessoria de Comunicação Integrada ASSCOM
5
15
5
5
Assessoria Jurídico-Administrativa AJAD
2
1
-
-
Auditoria Interna AUDI
2
3
2
0
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional CEAF
5
6
9
0
Coordenadoria de Planejamento Institucional COPLI
3
8
6
5
Escritório de Integridade
6
9
3
8
Gabinete de Segurança Institucional - GSI
-
1
0
-
Superintendência de Engenharia e Arquitetura SEA
5
11
8
0
Superintendência de Finanças SUF
3
2
3
3
Superintendência de Gestão Administrativa SGA
2
11
5
4
Superintendência de Gestão de Pessoas SGP
2
7
5
0
Superintendência de Logística e Serviços SLS
0
25
9
0
Superintendência de Tecnologia da Informação STI
4
6
6
6
TOTAL
39
105
61
31
16
Resultados Alcançados
Com relação aos resultados alcançados pelos times, o ciclo apresentou o melhor
resultado no ano de 2024. Os 3º eciclos apresentaram menor quantidade de times com
resultado igual ou maior que 70% (farol verde).
Analisando a quantidade de times com resultados abaixo de 30% (farol vermelho), o ciclo
apresentou o pior resultado. No entanto, o 4º ciclo teve a participação de 1 time a menos, se
comparado com o ciclo anterior.
O quadro a seguir apresenta o quantitativo de objetivos e de resultados-chaves perseguidos
por cada time, bem como o resultado médio alcançado em cada objetivo dos ciclos de
gestão do PGA Administrativo 2024.
6
8
4
4
6
4
6
6
0
1
2
1
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
4º Ciclo
QUANTIDADE DE TIMES
TIMES - RESULTADO ALCANÇADO POR CICLO
abaixo de 30% abaixo de 70% e a partir de 30% a partir de 70%
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
ASSCOM
1
2
100%
1
4
109,4%
2
5
58,7%
2
4
90%
AJAD
1
2
50%
1
2
50%
-
-
-
-
-
-
AUDI
1
2
125%
1
1
100%
1
2
22%
1
2
50%
CEAF
1
3
66,7%
1
1
100%
2
4
86%
1
1
0%
COPLI
2
8
60,8%
2
6
80,3%
2
6
44,3%
3
8
67,6%
EINT
1
4
50%
1
4
92,5%
1
6
84,2%
1
9
83,3%
GSI
-
-
-
1
3
26,7%
3
9
0%
-
-
-
SEA
2
4
93,8%
1
2
70%
2
4
66,3%
2
4
65%
SUF
3
6
91,6%
3
5
41,8%
4
7
34%
4
7
36,1%
SGA
1
5
65,3%
1
5
88,6%
1
5
88,9%
1
6
86,7%
18
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
Nº DE
OBJETIVOS
DE
KRS
% MÉDIO
ALCANÇADO
PELO TIME
SGP
5
8
91,1%
5
6
66,7%
5
9
51,5%
4
7
54,9%
SLS
4
13
76,4%
4
7
42,9%
3
9
68,2%
3
9
39,6%
STI
4
7
68,6%
3
5
79,3%
2
4
100%
2
5
97,2%
Na sequência são apresentadas tabelas contendo descrições completas dos objetivos e dos resultados-chave pactuados por cada time
para os quatro ciclos do PGA Administrativo 2024, bem como o desempenho obtido por cada resultado-chave.
19
Time: Assessoria de Comunicação Integrada - ASSCOM
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Ampliar o alcance das divulgações
institucionais que disseminem a
atuação do MPMG para intensificar o
diálogo com a sociedade*
*Objetivo com pequenos ajustes de texto
ao longo dos ciclos, sem alteração do
objeto.
Aumentar o número de streamings por episódio do PDSP no Spotify
de 29 para 32
0%
Criar pelo menos 5 mailings especializados relacionados às áreas de
atuação finalística institucional
100%
Criar canal/comunidade do MPMG no WhatsApp voltado ao cidadão
100%
Formar a equipe da Asscom na temática Linguagem Simples
167,50%
Monitorar o crescimento da publicação de matérias sobre a atuação
finalística a partir da implantação dos cinco mailings especializados
100%
Estabelecer cinco formas permanentes de divulgação do canal do
MPMG no WhatsApp voltado ao cidadão
100%
Elaborar e encaminhar para área administrativa da PGJ o Estudo
Técnico Preliminar e o Termo de Referência referentes à implantação
do serviço de TV Corporativa
70%
Elaborar relatório de alcance do Spotify do primeiro semestre de
2024
0%
Elaborar e encaminhar para a área administrativa da PGJ o Estudo
Técnico Preliminar e o Termo de Referência referentes à implantação
do serviço de mídia indoor
33,30%
Finalizar Estudo Técnico Preliminar e elaborar Termo de Referência
para implantação do serviço de mídia indoor
100%
20
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Ampliar o alcance das divulgações
institucionais que disseminem a
atuação do MPMG para intensificar o
diálogo com a sociedade*
*Objetivo com pequenos ajustes de texto
ao longo dos ciclos, sem alteração do
objeto.
Elaborar e encaminhar para a área administrativa da PGJ o Estudo
Técnico Preliminar e o Termo de Referência referentes à implantação
do serviço de clipping eletrônico e monitoramento da presença do
MPMG em redes sociais
60%
Elaborar e encaminhar para a área administrativa da PGJ o Estudo
Técnico Preliminar e o Termo de Referência referentes à implantação
do serviço de clipping eletrônico.
100%
2-Sensibilizar o público interno do
MPMG para o uso da Linguagem
Simples nas diversas formas de
comunicação com a sociedade
Elaborar proposta de projeto para embasar elaboração de minuta de
normativo sobre linguagem simples
100%
Articular com parceiros ação de sensibilização sobre linguagem
simples para o público interno
100%
Lançar o Projeto Linguagem Simples na Instituição
60%
Promover a capacitação de 30 integrantes do MPMG em Linguagem
Simples
100%
21
Time: Assessoria Jurídico-Administrativa - AJAD
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Garantir celeridade e eficiência na
análise jurídica dos processos de
contratação*
*Objetivo com pequenos ajustes de texto ao
longo dos ciclos, sem alteração do objeto.
Atualizar modelo de contrato para cursos e capacitações mediante
justificativa de preços
0%
Aprovar 1 parecer referencial para contratação de cursos e
capacitações
100%
Aprovar parecer referencial para a locação de imóveis, mediante
inexigibilidade de licitação, com fulcro no art. 74, inciso V, da Lei
14.133/21
100%
Aprovar parecer referencial para a prorrogação de contratos de
locação de imóveis celebrados com base na Lei n.º 8.666/93
0%
22
Time: Auditoria Interna - AUDI
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Fomentar a implementação da gestão
de riscos na Superintendência de
Gestão Administrativa da Procuradoria-
Geral de Justiça
Atuar como facilitadores no desenvolvimento do mapeamento de
riscos de 4 objetivos fixados na SGA/DGCL/DGCT/DIFIT
100%
Transferir conhecimento sobre gestão de riscos, especialmente sobre
o Agatha Sistema de Gestão de Riscos, a pelos menos 4 servidores
da SGA (superintendente e coordenadores)
150%
2-Cumprir os requisitos necessários à
obtenção do grau 2 da matriz IA-CM
(matriz de capacidade de auditoria
interna) para fortalecer o sistema de
controle interno da Procuradoria-Geral
de Justiça do MPMG
Diagnosticar o grau de maturidade da AUDI para cada um dos 10
resultados-chave do grau 2 da matriz IA-CM
100%
3-Observar integralmente as Normas
Globais de Auditoria Interna ditadas
pelo The Institute of Internal Auditors -
IIA
Atender todas as recomendações de implementação apresentadas na
Matriz IA-CM
0%
0%
Analisar os 116 aspectos do "Nível 3 - Integrado" da matriz IA-CM
(Modelo de Capacidade de Auditoria Interna)
40%
100%
Time: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF/SFA
23
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Aumentar a visibilidade e o
conhecimento sobre os produtos e
serviços do Ceaf
Realizar 6 divulgações dos produtos e serviços do Ceaf nas redes
sociais
100%
100%
Realizar divulgação dos produtos e serviços do Ceaf em 4 eventos
0%
100%
Desenvolver uma página com catálogo online atualizado dos
produtos e serviços oferecidos pelo Ceaf
100%
Criar 3 videoaulas sobre as plataformas de pesquisa disponibilizadas
pela Diretoria de Informação e Conhecimento aos integrantes do
MPMG
100%
2-Elevar a qualidade e aumentar a
eficiência no atendimento da Diretoria
de Estágios e Convênios Acadêmicos
Capacitar a equipe da Diretoria de Estágios e Convênios
Acadêmicos, em 2 turmas, no Programa Atendo Bem promovido
pela ASSCOM
100%
3-Ampliar o acesso dos estagiários do
MPMG aos serviços da biblioteca de
empréstimo domiciliar, renovação e
reserva de materiais.
Registrar na biblioteca pelo menos 20% dos estagiários abarcados
pelo projeto piloto até o final do ciclo
43,90%
0%
sem
atualização
Time: Coordenadoria de Planejamento Institucional COPLI
24
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Tornar mais eficiente o processo de
registro e acompanhamento dos
procedimentos judiciais físicos e
extrajudiciais e prover a administração
de informações fidedignas acerca de
seus acervos e movimentações pela
adoção do MPe
Diagnosticar ocorrência de instauração de feitos extrajudiciais no
SRU por Promotorias de Justiça incluídas no MPe
100%
Diagnosticar ocorrência de movimentação de feitos judiciais físicos
no SRU por Promotorias de Justiça incluídas no MPe
100%
Expedir orientação às Promotorias de Justiça incluídas no MPe que
permanecem utilizando SRU
100%
Incluir no MPe 100% das Promotorias de Justiça de 2ª entrância
(288PJ)
44%
95,50%
33,30%
100%
Incluir no MPe 100% das Promotorias de Justiça de 1ª entrância
95,30%
83,30%
100%
Zerar a instauração de feitos extrajudiciais no SRU por promotorias
incluídas no MPe até a 7a onda
90,20%
Zerar a instauração de feitos extrajudiciais no SRU por promotorias
incluídas no MPe até a 9a onda
28,60%
Zerar a instauração de feitos extrajudiciais no SRU por promotorias
incluídas no MPe até a 10a onda
87,4%
Zerar o recebimento de feitos judiciais físicos no SRU por
promotorias incluídas no MPe até a 7a onda
59,50%
Zerar o recebimento de feitos judiciais físicos no SRU por
promotorias incluídas no MPe até a 9a onda
37,20%
Zerar o recebimento de feitos judiciais físicos no SRU por
promotorias incluídas no MPe até a 10a onda
53,1%
25
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Tornar mais eficiente o processo de
registro e acompanhamento dos
procedimentos judiciais físicos e
extrajudiciais e prover a administração
de informações fidedignas acerca de
seus acervos e movimentações pela
adoção do MPe
Concluir a inclusão no MPe de 75% dos Promotores de Justiça
(cargos) de entrância especial
100%
Concluir a inclusão no MPe de 100% dos Promotores de Justiça
(cargos) de entrância especial
100%
2-Tornar mais ágil e eficiente a
execução da estratégia institucional
Ter certificados 85% dos gestores da área-meio na capacitação "OKRs
para o Setor Público"
8,20%
20,90%
Incentivar a realização de pelo menos 6 reuniões de check-in por
cada time integrante do programa OKResultados
54,20%
120,20%
Acompanhar e orientar a realização de pelo menos 2 reuniões de
check-in de cada time integrante do OKResultados
70,80%
Implantar, em pelo menos 80% das unidades integrantes do FPGE
ainda não aderentes ao Programa OKResultados, gestão por OKRs
para 1 nova ação desenvolvida
9,10%
Conhecer a percepção e avaliação dos integrantes dos times com
relação ao Programa OKResultados
0%
100%
Ter todas as reuniões, os registros de check-in e atualizações de KR
do mês de setembro em plena conformidade* com as orientações
transmitidas aos times sobre gestão dos OKRs
27,80%
Realizar 2 divulgações institucionais sobre o programa OKResultados
0%
3-Tornar públicas e fomentar as
iniciativas de inovação do MPMG
Publicação do painel de inovação na página do MPG
0%
26
Time: Escritório de Integridade - EINT
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Disseminar a cultura de
integridade solidificando o
comportamento ético e a imagem
reputacional do MPMG
Divulgar 6 Sementes de Integridade
0%
Elaborar 6 Sementes de Integridade
100%
Confeccionar os conteúdos técnicos para as próximas seis sementes de
integridade.
100%
Elaborar Plano Diretor do Escritório de Integridade 2024/2025
100%
Operacionalizar o funcionamento do Canal Ética
0%
Elaborar os fluxos operacionais de encaminhamento de demandas e de
relatórios do Canal Ética
100%
Capacitar os operadores do Canal Ética para aplicação do fluxo
operacional
100%
Apreciar as nove notícias recebidas e atualmente pendentes no Canal
ÉTICA
100%
Elaborar parecer inaugural de todos relatos provenientes do Canal Ética
ao longo do 4º ciclo e dos remanescentes do 3º ciclo
100%
Elaborar a Política de Integridade sobre contratações
100%
90%
Desenvolver os formulários de avaliação de due diligence nas
contratações
70%
50%
Finalizar projeto de política de integridade nas contratações e
desenvolver os formulários de Due Diligence Institucional,
encaminhando-os ao CEInt para inclusão em pauta.
50%
27
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Disseminar a cultura de
integridade solidificando o
comportamento ético e a imagem
reputacional do MPMG
Elaborar formulário da Pesquisa de Clima Organizacional a ser aplicado a
estagiários e colaboradores terceirizados, em caráter piloto, a ao menos
5% dos destinatários na Instituição
65%
Aplicar a pesquisa de clima organizacional a estagiários e colaboradores
terceirizados, em caráter piloto, a ao menos 5% dos destinatários na
Instituição.
0%
Iniciar o mapeamento dos riscos na Superintendência de Gestão de
Pessoas
100%
Iniciar o mapeamento riscos institucionais em outra diretoria
subordinada à SGP.
100%
Elaborar proposta de roteiro do curso de capacitação sobre o Pacto pela
Ética e Integridade e conscientização sobre o Canal ÉTICA, a ser
fornecida pelo CEAF como vinculativo à progressão funcional de
servidores, com iniciativa de agendamento de uma reunião junto à CEAF
para apresentação do material e troca de orientações
100%
Confeccionar o conteúdo técnico relativo ao Curso sobre Integridade a
ser promovido pelo CEAF.
100%
Elaborar proposta de normativa para regular as investigações
institucionais do Programa de Integridade e submetê-la ao CEInt, para
inclusão na pauta de deliberações.
100%
Confeccionar o relatório gerencial relativo ao Programa de Integridade
no exercício 2024 e encaminhar ao CEInt para inclusão em pauta.
100%
Elaborar duas teses, dois resumos expandidos e duas boas práticas a
serem apresentadas no Congresso de Integridade do Conselho Nacional
do Ministério Público em dezembro de 2024.
100%
28
Time: Gabinete de Segurança Institucional - GSI
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Otimizar processos de trabalho do
GSI a fim de consolidar a integração
entre suas unidades e de estabelecer
alinhamento e acordos de níveis de
serviços com os principais
demandantes
Realizar pelo menos uma reunião de alinhamento sobre segurança
institucional e o processo de avaliação social com SLS, SEA, STI, CEAF,
ASSCOM
80%
0%
Redesenhar dois processos de trabalho que tramitem em mais de
uma unidade do GSI.
0%
0%
Realizar 3 pesquisas (uma por mês) com as equipes do GSI para
identificar pontos de melhoria na comunicação
0%
0%
2-Ampliar as capacidades analíticas e a
oferta de serviços de inteligência do GSI
para que decisores possam
desempenhar suas funções tendo por
base subsídios mais qualificados
Capacitar em formação básica em inteligência os integrantes da
equipe do GSI que desempenhem funções de inteligência ou
relacionadas a inteligência
0%
Implementar avaliação social de estagiários
0%
3-Garantir a proteção pessoal e
patrimonial no âmbito das instalações
do MPMG
Zerar unidades com AVCB pendente em razão da necessidade de
formação de brigadistas
0%
Publicação da resolução sobre controle de acesso e de uma instrução
normativa com orientações aos colaboradores que trabalham nas
portarias da PGJ e UCC
0%
Promover sensibilização sobre segurança institucional junto às
equipes de todas as comarcas ou unidades onde implementadas
análises de risco
0%
Minutar normativo sobre a política institucional de segurança da
informação
0%
29
Time: Superintendência de Engenharia e Arquitetura - SEA
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Executar as ações de 2024 do Plano
Diretor Sedes Próprias
Entregar 1 novo projeto e orçamento de Sedes Próprias
75%
Entregar 2 novos projetos e orçamentos de Sedes Próprias
40%
Entregar 2 novos projetos e orçamentos de Sedes Próprias
73,30%
100%
Concluir em 75% a entrega de 1 novo projeto e orçamento de Sedes
Próprias
33,30%
0%
Entregar 4 novos contratos de locação
100%
Entregar 7 novos contratos de locação
100%
Entregar 6 novos contratos de locação
66,70%
Entregar 5 novos contratos de locação
100%
2-Modernizar a Gestão de projetos,
obras e imóveis do Ministério Público
de Minas Gerais
Concluir a contratação de software de orçamento de obra
100%
Concluir a contratação de software de acompanhamento de obras
100%
Entregar 1 novo orçamento de Sedes Próprias no software Orçafascio
92%
Entregar 1 novo aditivo de contrato da DCMI no software Orçafascio
60%
30
Time: Superintendência de Finanças - SUF
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Desenvolver painéis de BI para
fomentar a tomada de decisões com
excelência e precisão
Definição das informações estratégicas para composição e
elaboração de 1 painel por diretoria
100%
0%
33,30%
0%
Capacitar 6 servidores em ferramentas de BI
0%
0%
0%
0%
2-Alinhar a execução orçamentária ao
planejamento estratégico
Aumentar a execução orçamentária dos recursos advindos do
Tesouro de zero para 20% no 1o trimestre
94%
Aumentar a execução orçamentária dos recursos advindos do
Tesouro de 18% para 40% no 2º trimestre
88,90%
Aumentar a execução orçamentária dos recursos advindos do
Tesouro de 40% para 60% no 3º trimestre
100%
Aumentar a execução orçamentária dos recursos advindos do
Tesouro de 60% para 100% no 4º trimestre
97,5%
Orientar 100% das áreas demandantes sobre a vinculação de novas
solicitações aos macro objetivos estratégicos
100%
Velar pela vinculação de todas as novas solicitações de contratações
aos macro objetivos estratégicos que aportarem à DIOR no 2º
trimestre de 2024
100%
Velar pela vinculação de todas as novas solicitações de contratações
aos macro objetivos estratégicos que aportarem à DIOR no 3º
trimestre de 2024
100%
Velar pela vinculação de todas as novas solicitações de contratações
aos macro objetivos estratégicos que aportarem à DIOR no 4º
trimestre de 2024
100%
31
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
3-Automatizar os processos da SUF
para otimizar as entregas dos
servidores
Elaborar ETP para contratação de empresa de tecnologia para
desenvolvimento de IA na SUF
100%
Desenvolver 9 robôs para automatização de processos repetitivos
155%
Desenvolver 5 robôs para automatização de processos repetitivos
20%
Desenvolver 4 robôs para automatização de processos repetitivos
5%
25%
4-Viabilizar a implementação do GRP
Formalizar a integração completa com SIAD
0%
0%
Realizar 10 eventos teste de execução financeira orçamentária e
contábil
0%
30%
32
Time: Superintendência de Gestão Administrativa - SGA
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Revolucionar o planejamento e o
prazo de execução de compras
mediante aprimoramento da gestão
de dados e da comunicação com os
atores envolvidos*
*Objetivo com pequenos ajustes de
texto ao longo dos ciclos, sem alteração
do objeto.
Definir os normativos necessários à regulamentação do processo de
compras e contratações baseado na nova lei de compras e licitações.
100%
Elaborar 3 modelos padronizados de minutas de editais de contratação,
baseados na nova lei de compras e licitações.
66,70%
Elaborar mais 2 modelos padronizados de minutas de editais de
contratação, baseados na nova lei de compras e licitações.
100%
Construir plano permanente de comunicação do planejamento de
compras.
100%
60%
80%
50%
Capacitar, em planejamento e procedimentos de contratações, 3
servidores de cada uma das principais superintendências demandantes
(SLS, STI e SEA).
50%
100%
Ampliar o plano de capacitações para atingir ao menos 100 servidores,
acerca dos procedimentos das contratações e fiscalização de contratos
200%
Aprimorar a gestão e transparência de dados de contratação mediante a
implementação dos painéis de priorização
80%
100%
Aprimorar a gestão de dados na DGCL mediante implementação do
primeiro módulo do app de cadastramento e gerenciamento de
demandas
100%
Aprimorar a gestão de dados na DGCL mediante a implementação de
um segundo módulo do app de cadastramento e gerenciamento de
demandas
60%
100%
Validar e implementar o mapeamento genérico de riscos das
contratações
90%
100%
33
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Revolucionar o planejamento e o
prazo de execução de compras
mediante aprimoramento da gestão
de dados e da comunicação com os
atores envolvidos*
*Objetivo com pequenos ajustes de
texto ao longo dos ciclos, sem alteração
do objeto.
Iniciar a operação do cadastramento de DFDs no SGC e o
desenvolvimento das funcionalidades de análises
50%
Iniciar a operação do cadastramento de DFDs no SGC e o
desenvolvimento das funcionalidades de análises
100%
Concluir os processos de compras estratégicos definidos pela
Administração Superior para este exercício
100%
Aprimorar e consolidar os modelos para estudos técnicos preliminares e
termos de referência
70%
34
Time: Superintendência de Gestão de Pessoas - SGP
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Realizar a contratação da consultoria
para levantamento da cultura
institucional
Entregar TR/ETP à SG
0%
0%
2-Preparar os integrantes do MPMG para
a aposentadoria (pré e pós)
Realização de 3 módulos da primeira turma do programa de
preparação para a aposentadoria
100%
Finalizar a primeira turma do Curso Preparação para a
Aposentadoria.
100%
Contratação nova turma segundo semestre 2024
0%
100%
100%
Realizar 3 módulos da segunda turma do programa de
preparação para a aposentadoria
133,30%
Contratação nova primeiro semestre 2025
15%
Finalizar segunda turma do Curso Preparação para a
Aposentadoria
94%
3-Promover a qualidade de vida no
trabalho e a prevenção do adoecimento
mental dos integrantes do MPMG
Executar a fase interna da licitação
28,60%
100%
Atualizar à Lei 14.133 TR e ETP para contratação de serviço de
EAP (Escuta RH)
100%
Incluir a neurodiversidade nos ambientes de trabalho
10%
50%
Regulamentar o processo de readaptação de servidores e
respectivos procedimentos
20%
25%
35
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
4-Promover ações de desenvolvimento
com foco em mudanças para líderes e
gestores
Promover 1 encontro dos líderes e gestores para debates sobre
o tema mudanças, como parte do Programa Diálogos sobre
Gestão
100%
Promover um encontro de líderes e gestores para debates sobre
o tema "diferentes perfis na equipe", como parte do Programa
Diálogos sobre Gestão.
200%
5-Desenvolver com excelência o
onboarding e o acompanhamento dos
servidores em estágio probatório
Promover recepção e curso de formação de servidores
nomeados no concurso 01/2022
100%
Capacitar 90% dos mentores habilitados no Edital de Mentoria
nº 01/2024
0%
6-Potencializar a capacidade da gestão
comportamental dos líderes do MPMG
Promover dois encontros sobre gestão comportamental para os
líderes da área administrativa do MPMG
100%
Capacitar 80% dos líderes da área administrativa do MPMG em
cada encontro
0%
7-Concretizar a geração de pagamentos
do módulo das verbas em atraso
Realizar 3 testes comparativos entre a geração da folha de
pagamentos pelo sistema atual e pelo módulo de verbas em
atraso
0%
Ampliar em 50% as reuniões semanais de especificação e
validação do módulo de verbas em atraso
200%
Reduzir o prazo de testagem de funcionalidades do módulo de
verbas em atraso de três para dois dias
200%
Obter o cálculo automatizado dos valores de todas as verbas em
atraso passíveis de lançamento em folha.
0%
0%
8-Fomentar práticas de qualidade de vida
no trabalho por meio de atividades
culturais e artísticas
Promover sessão de teatro com tema de saúde mental com
participação de pelo menos 15% dos integrantes da instituição
100%
36
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
9-Melhorar a qualidade do atendimento
aos públicos interno e externo com o
fornecimento rápido de informações
precisas e completas para elevar a
eficiência e a eficácia dos serviços
prestados.
Realizar um diagnóstico de necessidades de capacitação dos
servidores da Diretoria de Pessoal, mapeando áreas de melhoria
e desenvolvimento até o final de dezembro de 2024.
0%
Sem
atualização
37
Time: Superintendência de Logística - SLS
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Iniciar Gestão por ESG na SLS (meio
ambiente, social e governança)
Adotar 58,26% do Plano de Governança para as contratações e
de melhoria de serviços prestados pela SLS
34,80%
Implementar 70,42% do Plano de Gestão Sustentável
92,70%
Implementar 17,17% das políticas de DEI (diversidade,
equidade e inclusão) nas terceirizações
19,70%
Implementar 100% do Operador Logístico até junho/2024
0%
Padronizar e substituir 50% do mobiliário do MP até dez. 2024
0%
2-Implementar 100% do Plano de
Gestão Sustentável até dezembro de
2024*
*Objetivo com pequenos ajustes de texto ao
longo dos ciclos, sem alteração do objeto.
Padronizar e substituir 60% da metade do mobiliário do MP
116%
Padronizar e substituir 50% do mobiliário do MP até dez. 2024
200,80%
Implementar 66,67% do Operador Logístico
73,30%
Digitalizar 84,61% dos documentos físicos protocolizados no
Protocolo Geral
100,50%
Digitalizar 100% dos documentos físicos protocolizados no
Protocolo-Geral até julho de 2024
35%
0%
3-Implementar políticas de DEI
(diversidade, equidade e inclusão) nas
terceirizações até dezembro de 2024*
Implementar 33,33% da política de proteção à mulher vítima
de violência doméstica na terceirização
16%
Implementar política de proteção à mulher vítima de violência
doméstica na terceirização
100%
100%
100%
38
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
*Objetivo com pequenos ajustes de texto ao
longo dos ciclos, sem alteração do objeto.
Implementar 18,18% da política de contratação de pessoas
com necessidades especiais na terceirização
16,50%
Implementar políticas de contratação de pessoas com
necessidades especiais na terceirização até junho de 2025
100,10%
100%
100%
4-Adotar Plano de Governança para as
contratações e melhoria de serviços
prestados pela SLS até julho de 2024*
*Objetivo com pequenos ajustes de texto ao
longo dos ciclos, sem alteração do objeto.
Implementar 25% das funcionalidades do APP Frota+
296,40%
Implementar todas as funcionalidades do APP Frota+ até
dezembro de 2024
0%
10%
22,7%
Sistematizar (aplicativo) 25% do transporte no interior
0%
Sistematizar (aplicativo) 100% do transporte no interior até
dezembro de 2024
0%
0%
0%
Implementar 33,33% do Projeto Compartilhando Boas Práticas
com DIMAT e DISEV
18%
100%
Implementar o Projeto Compartilhando Boas Práticas até
dezembro de 2024
100%
Cancelado
0%
Regionalizar 60% do serviço de jardinagem
105%
Regionalizar 100% do serviço de jardinagem até dezembro de
2024
50%
Contratar o serviço de jardinagem
16,7%
Regionalizar 60% do serviço de limpeza de fachada
105%
Regionalizar 100% do serviço de limpeza de fachada até
dezembro de 2024
50%
Regionalizar 100% do serviço de limpeza de fachada
16,7%
39
Time: Superintendência de Tecnologia da Informação - STI
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
1-Promover a virtualização e os novos
paradigmas computacionais como
mecanismos de inovação e
disponibilização de recursos tecnológicos
mais modernos
Fornecer 100% da capacidade de armazenamento e
processamento da UCC (GAECO, CAOET, CEAT)
100%
Disponibilizar 2% de virtualização de máquinas em datacenter
(VDI), aumentando a segurança e a capacidade de processamento
para o trabalho remoto
100%
2-Consolidar o MPe, novo sistema da
atividade-fim do MPMG, como
plataforma integrada de trabalho para a
atividade-fim da instituição, abrangendo
o Extrajudicial bem como o Judicial,
tanto de primeira como de segunda
instância
Implementar 100% da funcionalidade Casa Lilian - Centro Estadual
de Apoio às Vítimas na Promotoria Online
10%
MPe - PEAD - Implementar no MPe 60% dos requisitos para
atender às secretarias conforme estabelecido pelo Programa
Eficiência Administrativa - PEAD
93,30%
MPe - PAAF - Implementar no MPe 80% dos requisitos para
atender aos procedimentos de apoio à atividade fim - PAAF
100%
MPe - Eleitoral - Implementar no MPe 100% dos requisitos para
atender à função eleitoral
100%
3-Consolidar atendimento inteligente
por meio dos variados canais de
atendimento e de acesso abrangente
Implementar no MPe o push whatsapp, promovendo a
comunicação ativa para 100% dos plantonistas
70%
36,70%
4-Fortalecer a atuação do ponto focal da
área demandante (Dono do negócio ou
Product Owner - PO) nas soluções
tecnológicas implementadas pela
Superintendência de Tecnologia da
Informação - STI
Definir critérios para escolha dos POs nas soluções tecnológicas
da STI
100%
Desenvolver capacitação para os POs
100%
Ter pelo menos 30% de POs capacitados atuando nas soluções
tecnológicas da STI, com a participação deles em reuniões
bimestrais de prestação de contas ao SubCETI
0%
66,70%
40
OBJETIVO
RESULTADO-CHAVE (KR)
1º CICLO
2º CICLO
3º CICLO
4º CICLO
5-Reduzir a exposição do MPMG a
ameaças cibernéticas
Avaliar segurança de código fonte de 15 aplicações
100%
Implementar 10 indicadores chave de risco relacionados à
ameaça cibernéticas
100%
Realizar 2 campanhas de phishing
100%
6-Consolidar o SIAPI como sistema de
apoio a atividade-fim do MPMG
Implementar a nova versão do modulo de encaminhamento da
internação/alta no SIAPI integrado com o sistema Capacidades
visando que o usuário externo realize a autenticação via GOV.BR
100%
86%
7-Fortalecer a capacidade de detecção
proativa de ameaças e de falhas de
segurança da informação
Implementar 10 casos de uso de detecção de ameaças no
Microsoft 365, cobrindo cenários de risco alto
100%
Implementar, automatizar e reportar 3 controles de mudanças no
ambiente de TI que enderecem cenários de alto risco.
100%
Mapear automatizar e reportar 3 controles de mudanças no
ambiente de TI que enderecem cenários de alto risco.
100%
Realizar testes de segurança dinâmicos em 15 aplicações.
100%
41
Informações detalhadas sobre o desempenho de cada resultado-chave podem ser
consultadas no painel de BI que consolida e dá transparência ao Programa OKResultados.
3 ANÁLISE DO PROGRAMA OKRESULTADOS
Contextualização
O Programa OKResultados, instituído no âmbito do MPMG no semestre de 2023,
introduziu a metodologia OKR na execução do Plano Geral de Atuação e definiu o processo
a ser adotado pelo MPMG para a construção, execução e acompanhamento de seus OKRs
estratégicos.
Inicialmente foi definido que iniciativas para a área-meio constantes ou alinhadas ao Plano
Estratégico do MPMG seriam implementadas com apoio de OKRs. Além disso, ficou
estabelecido que o processo de gestão de OKRs aconteceria por intermédio de pidos
encontros com periodicidade máxima quinzenal, denominados reuniões de check-in”, com
a participação dos integrantes do time responsáveis pelos objetivos e resultados-chave. O
acompanhamento do progresso alcançado pelos OKRs seria reportado por atualizações no
aplicativo de gestão, as quais deveriam ser feitas, idealmente, após cada reunião de check-
in.
Definição dos Objetivos e Resultados-chave
No mês de dezembro, após realização de reuniões de assessoramento para construção de
OKRs entre Diretoria de Planos, Projetos e Programas Institucionais (DPIN) e cada time
(unidade administrativa) integrante do primeiro ciclo do PGA Administrativo 2024, foram
consolidados os OKRs para o primeiro trimestre de 2024.
Para os três ciclos seguintes, ao término de cada trimestre, os times definiram seus OKRs
de forma independente, contando com o apoio da DPIN na medida de suas necessidades.
Reuniões de check-in
A ocorrência de reuniões periódicas de check-in é fator crítico para o sucesso da metodologia
OKR. É por meio delas que o time avalia o progresso dos OKRs, identifica rapidamente
problemas que possam dificultar o alcance dos resultados e define o que deverá ser
realizado, até o próximo check-in, para alavancar o resultado esperado.
42
A cadência máxima quinzenal de check-ins, com análise de progresso e de problemas, além
da fixação de planos (3Ps), ajuda o time a manter o foco e contribui para que a cultura de
OKRs se fortaleça na instituição.
Para subsidiar a gestão por OKR pelos times, a Diretoria de Planos, Projetos e Programas
Institucionais (DPIN) deu início, na terceira semana de janeiro, à realização de reuniões para
orientação sobre a operação do APP de gestão de OKRs e apoio aos times na execução da
primeira reunião de check-in.
Considerando o intervalo máximo quinzenal para realização dos check-ins pelos times
gestores de OKRs, esperava-se que, ao final de cada ciclo, todos os times cumprissem ao
menos seis reuniões voltadas ao gerenciamento de seus OKRs, o que resultaria em 72
check-ins nos 1º e 3º ciclos, 78 no 2º ciclo e 66 no 4º ciclo.
No entanto, no ciclo, ausências por férias no âmbito dos times gestores bem como
dificuldades de agendamento de reuniões, sob alegação de variados motivos, retardaram a
apresentação do APP de gestão por OKRs para alguns times, atrasando o início do processo
de gestão de seus OKRs. Além disso, em alguns casos, não se verificou a continuidade dos
check-ins quinzenais por times que deram início ao processo de gestão de seus OKRs em
janeiro. Tais situações contribuíram para que o número de reuniões de check-in efetivadas
ficasse abaixo do quantitativo esperado para o primeiro ciclo.
No ciclo verificou-se aumento do número total check-ins, tendo sido realizadas 105
reuniões no trimestre. No entanto, o incremento no quantitativo de check-ins não se deu de
forma igualitária, alguns times lançaram a ocorrência de mais de um check-in semanal e
outros continuaram com a ocorrência abaixo do esperado. Após análise dos registros,
verificou-se que alguns times, especialmente aqueles com maior mero de reuniões,
haviam lançado check-ins que trataram de apenas um KR ou de KRs de apenas um
responsável ou área.
Outro ponto importante de se destacar foi a ausência de análise dos 3Ps (Progresso,
Problema e Plano) na atualização dos resultados dos KRs de alguns times, bem como o
lançamento dos 3Ps no campo observações do registro de check-in. Tais não conformidades
demonstraram a necessidade de reforço aos times quanto aos fatores de sucesso no
emprego da metodologia de gestão por OKR.
43
Apesar da orientação aos times, realizada pela DPIN, por meio de mensagens e contatos
diretos, o registro dos 3Ps e de reuniões de check-in ainda se mantiveram não conformes
ao preconizado pela metodologia para alguns times durante o 3º ciclo. Tal situação ensejou
a elaboração de pesquisa destinada a conhecer a percepção e avaliação dos integrantes
dos times envolvidos no Programa OKResultados em relação ao seu funcionamento,
ferramentas disponíveis e apoio do Escritório de Projetos (Copli), que foi aplicada pela
COPLI no final do 3º ciclo. Os resultados da pesquisa contribuirão para a tomada de ações
institucionais a fim de impulsionar a consolidação da metodologia de gestão por OKR no
âmbito da área meio da PGJ.
O 4º ciclo teve o menor registro de reuniões de check-in realizadas, com a ocorrência de 5
times sem lançamento de check-in no aplicativo de gestão por OKR. Dos 11 times
participantes, 6 realizaram atualização de resultados sem correspondente registro de check-
in, 1 time apresentou mais registros de check-ins do que registros de atualização de OKRs
e 3 times não realizaram atualização de algum(s) de seus KRs.
Intersetorialidade (OKRs multissetoriais)
5
15
5
5
2
1
2
3
2
0
5
6
9
0
3
8
6
5
6
9
3
8
1
0
5
11
8
0
3
2
3
3
2
11
5
4
2
7
5
0
0
25
9
0
4
6
6
6
1 º C I C LO 2 º C I C LO 3 º C I C LO 4 º C I C LO
OCORRÊNCIA DE CHECK-INS POR CICLO
ASSCOM AJAD AUDI CEAF COPLI EINT GSI SEA SUF SGA SGP SLS STI
44
No 1º ciclo de gestão por OKR verificou-se a ocorrência de situações em que os resultados
não foram alcançados porque dependiam de atividades a serem executadas por áreas que
não as responsáveis pelo OKR e, aparentemente, essa execução não foi priorizada,
denotando falta de integração entre as diversas áreas na busca de resultados institucionais.
Nos demais ciclos não foram observadas situações dessa natureza, seja pelo entendimento
da necessidade de trabalho multissetorial ou pela proposição de OKRs que não envolveram
a participação de outros times.
Perfil dos Resultados-Chave
A abordagem de gestão por OKRs dialoga com a existência de foco na rápida obtenção de
resultados, ou seja, com realização de melhorias incidentes sobre serviços ou produtos
fornecidos pela organização ou por suas unidades de negócios, o que passa pelo
conhecimento e pela avaliação da performance atual, de suas possibilidades e carências.
É por isso que, quando um OKR é determinado, tem-se um objetivo motivador (O) e, via de
regra, resultados-chave (KRs) mensuráveis, cujo atingimento denota o alcance do objetivo.
A falta de resultados mensuráveis costuma se prender à ausência de indicadores sobre o
desempenho dos serviços ou produtos organizacionais ou setoriais e, nesse caso, o time
gestor pode optar por medir o progresso do OKR a partir de entregáveis, tais como um
curso ou mesmo um sistema. No caso, é importante não perder de vista que tanto o curso
como o sistema colocam-se na condição de meios para a obtenção de um resultado, o qual,
no caso do curso, poderia corresponder à diminuição de falhas de atendimento ao público
e, no caso do sistema, à diminuição de erros no armazenamento de informação e à
diminuição no tempo de trâmite de processos.
No 1º ciclo de gestão por OKRs vislumbrou-se um significativo número de resultados-chave
do tipo entregável, o que implica reconhecer que, ainda quando o KR seja alcançado, nem
sempre a organização obterá uma melhora da performance de seus serviços ou produtos.
Essa tendência se manteve para os , e ciclos. No entanto, conforme dito
anteriormente, toda mudança organizacional passa por um processo de adaptação até se
tornar madura e consolidada, sendo relevante e salutar que os ciclos do próximo PGA
Administrativo tragam paulatina diminuição de KRs do tipo entregável e correspondente
incremento de KRs dos tipos aumentar ou diminuir algo que as áreas de negócio, ao
analisarem seus processos de trabalho, compreendam seja necessário otimizar.
45
Prioridades Ausentes
Durante o acompanhamento da gestão do primeiro ciclo de OKRs foi observada, para ao
menos três áreas, a falta de materialização, em OKRs, de prioridades conhecidamente
alinhadas com a alta administração, sendo elas: STI, que possui ampla gama de sistemas
em desenvolvimento ou aprimoramento, SGP, para o caso da nova avaliação de
desempenho, e ASSCOM, quanto às contratações de serviços e produtos gráficos e
publicitários.
Vale lembrar que a estrutura da área-meio do MPMG é complexa, sendo formada por mais
de uma dezena de unidades de nível tático, além de várias dezenas de diretorias e divisões,
setores que que prestam numerosos serviços aos públicos interno e externo, por meio da
execução de centenas de processos.
Natural, portanto, a Instituição enfrentar, mesmo após mais de uma década de vivência de
seu planejamento estratégico, cenário desafiador no tocante à visibilidade das iniciativas em
curso que visem a elevar o padrão da performance de sua área-meio, malgrado todo o
trabalho desenvolvido no âmbito do Fórum Permanente de Gestão, os sucessivos Planos
Gerais de Atuação Administrativos e o emprego dos sistemas GPWeb e Channel. Tais
esforços indubitavelmente contribuíram para que o MPMG se desenvolvesse no âmbito da
gestão estratégica, inclusive ao evidenciarem o grau de descolamento entre ritos
burocratizados e pesadas ferramentas e o grau de maturidade institucional sobre a temática.
Por sua vez, não obstante a gestão por OKRs tenha recém-chegado e seu processo seja
difícil de implantar, tem-se que, em contraponto às tentativas pretéritas de concretização das
prioridades institucionais, constitui abordagem de compreensão, concepção e aplicação
bastante simples.
Ademais, o aplicativo de gestão por OKRs cedido ao MPMG pelo MPMS é acessível a partir
de aplicações do Office 365, sendo de facílimo manuseio, segundo avaliaram os pprios
usuários institucionais da ferramenta.
Em acréscimo, as informações recolhidas pelo APP alimentam painel de B.I. atualizado
diariamente e a administração finalmente tem acesso rápido a informações claras,
estruturadas e objetivas sobre o desempenho das áreas-meio no tocante a realização de
prioridades estratégicas.
46
Cabe aqui, então, destacar a oportunidade de se obter amplo e estruturado
conhecimento da situação presente das prioridades a cargo da área-meio pela
Administração, a qual foi proporcionada a partir da introdução da metodologia de gestão
por OKRs no MPMG, com suporte de aplicativo próprio e visibilidade conferida por painel de
B.I. Tal oportunidade tende a ser aproveitada caso as áreas de negócios migrem a
gestão de suas prioridades para o formato OKR, gerindo-as por meio do aplicativo
adotado institucionalmente.
Considerações Finais
É notório que a introdução da metodologia de gestão por OKR na execução do PGA
Administrativo trouxe ganhos, mas também desafios.
Desde o início foi unânime a percepção dos times de que a metodologia de OKR é muito
mais simples do que as tradicionais "metodologias" de gestão empregadas para darem
concretude à estratégia institucional.
Da mesma forma, durante reuniões realizadas com a DPIN, vários times relataram que a
definição de KRs a serem alcançados no curto prazo, bem como o acompanhamento
sistemático quinzenal contribuem para o engajamento do time na busca dos resultados
almejados, merecendo destaque o caso de time que, ainda na primeira metade do 1º ciclo,
conseguiu realizar um dos KRs definidos para o trimestre o qual consubstanciava-se em
entrega que há tempos vinha sendo perseguida, sem maior sucesso.
Outro ponto positivo considerado pelos times foi a disponibilização do painel de BI que
comunica de forma clara e objetiva o progresso dos OKRs institucionais, inclusive no que
pertine aos já citados pontos de atuação intersetorial.
Durante a execução dos 4 ciclos foi possível perceber a disposição de vários times em
registrar o desempenho de seus OKRs no aplicativo, mesmo que com frequência abaixo da
ideal, sendo que no primeiro ciclo foram identificados times que realizaram os check-ins e
registros do progresso dos seu KRs com a periodicidade recomendada pela abordagem
institucional da metodologia de gestão por OKR.
Não obstante ao grande esforço já realizado, bem como a percepção dos benefícios
advindos da gestão por OKR, alguns times não conseguiram adotar, ainda, o preconizado
pela metodologia na gestão de seus OKRs.
47
Estudos sobre o tema demonstram que, apesar de ser algo aparentemente
simples, OKR pode ser extremamente difícil de se adotar com sucesso. Os times terão que
se adaptar à nova rotina nos primeiros ciclos, alguns OKRs não serão atingidos ou serão
facilmente cumpridos, outros serão escritos de forma ruim inicialmente, mas, com
consistência e disciplina, o processo tende a melhorar a cada ciclo.
A essência da metodologia de gestão por OKR é aprendizado rápido e adaptação às
mudanças. Tornar OKR parte da cultura institucional leva tempo. Nesse sentido, as
lideranças desempenham papel fundamental. Quando líderes se envolvem, comunicam e
demonstram claramente os benefícios de se adotar a gestão por OKRs, as chances de
sucesso aumentam exponencialmente.
Finalizamos o primeiro ano com a certeza de que o aprendizado será contínuo e com a
confiança no empenho e colaboração de todos, para juntos buscarmos maiores e melhores
resultados da Instituição em direção ao cumprimento de sua missão.